Futebol

Vasco e Fluminense empatam no clássico carioca

Não era o resultado que Fluminense e Vasco esperavam. Para entrar na zona de classificação para as semifinais da Taça Rio, o Flu precisava de uma vitória. Mas o empate por 2 a 2 com o Vasco, conquistado no fim de um jogo em que atuou quase sempre pior que o adversário, até que animou a torcida.

Em termos de classificação, o resultado foi muito ruim para o time das Laranjeiras, que passou a somar quatro pontos e desperdiçou a chance de ultrapassar o Flamengo, que um pouco mais cedo empatou com o América. O Flu segue sem depender de si e, para se classificar, precisa vencer seus dois jogos, além de torcer contra os adversários.

Para o Vasco, assim como o técnico Renato Gaúcho havia anunciado antes do clássico, o empate não foi tão ruim, já que o time tem um jogo a menos. A partida contra a Cabofriense foi adiada devido ao carnaval na cidade da Região dos Lagos e será realizada no dia 15 deste mês, após a quinta rodada.

Para tentar esquecer campanha ruim no Estadual, o Fluminense terá um compromisso pela Copa do Brasil no meio de semana. Na quinta-feira, às 20h30, o time enfrenta o Operário-MT, pelo jogo de volta da primeira fase. Em Cuiabá, o Flu venceu por 3 a 2 e, para ficar com a vaga, pode até perder por um gol de diferença.

Já o Vasco, que eliminou o Botafogo-PB e enfrentará o Iraty-PR na segunda fase da Copa do Basil, terá a semana inteira para comemorar a vitória e se preparar com calma para a próxima partida do Estadual. No domingo que vem, a equipe enfrentará o Americano, às 16h, em São Januário.

Mais organizado, o Vasco começou a partida envolvente. Bastante acionado, o atacante Valdiram deu trabalho à defesa do Fluminense nos primeiros minutos. Aos 16min, ele recebeu na direita, balançou na frente de Marcão e chutou forte. Atento, Fernando Henrique fechou o ângulo e fez boa defesa com as pernas.

O Vasco continuou pressionando, mas as chances pararam nas mãos do goleiro do Flu ou mesmo na forte marcação adversário. A melhor chance do Fluminense na primeira etapa aconteceu aos 28min. Cláudio Pitbull recebeu lançamento longo de Thiago Silva, invadiu a área pela direita e ficou cara a cara com Roberto. Mas o chute saiu em cima do goleiro, que comemorou muito a boa defesa.

Apesar desse susto, prevaleceu o melhor futebol do time de Renato Gaúcho, que abriu o placar aos 33min. Romário sofreu falta de Anderson e ele mesmo cobrou, com força. A bola bateu na barreira e sobrou limpa para Ygor, que, diante apenas de Fernando Henrique, não teve trabalho para fazer o gol.

No fim da segunda etapa, o Fluminense teve uma boa chance, com Lenny, mas o chute saiu fraco. Em seguida, Cláudio Pitbull chutou falta perigosa na barreira e saiu para o intervalo reclamando da má sorte do time. \"Criamos algumas situações, tivemos chances. Vamos trabalhar a bola para virar o jogo no segundo tempo\", disse o atacante.

Para Ygor, o Vasco fez o gol no momento certo. \"Começamos bem, pressionando e marcando o time deles em cima. Depois caímos um pouco, saiu o gol e conseguimos dar uma tranqüilizada\", disse,

Para a segunda etapa, o técnico Paulo Campos colocou Tuta no lugar de Rissut, que foi muito mal nos primeiros 45 minutos. Com essa alteração, o Fluminense passou a jogar com três atacantes e Romeu foi deslocado para a lateral-direita.

Na primeira jogada do segundo tempo, um lance polêmico. Jorge Luiz falhou e Cláudio Pitbull tomou a frente do zagueiro do Vasco, que agarrou o adversário no limite da grande área. O árbitro marcou falta, que o próprio atacante chutou na barreira.

Mas bastou o Vasco tocar a bola e a defesa do Fluminense se abrir para que o segundo gol vascaíno saísse. Aos 3min, Claudemir recebeu ótimo passe de Morais e, sozinho na entrada da área, chutou de canhota no alto. Fernando Henrique se esticou, mas a bola foi fora do seu alcance.

O Fluminense não se entregou e partiu para cima do adversário. Aos 11min, Romeu brigou para ganhar uma bola perdida e cruzou para Lenny, que acertou o travessão. Em seguida, aos 16min, saiu o gol do Flu. Pedrinho rolou para Jean, que, de fora da área, acertou o canto esquerdo de Roberto, marcando um belo gol.

O próprio Jean se tornaria, mais tarde, o autor do segundo gol do Flu. Aos 42min, em cobrança de falta de longa distância, Jean acertou o canto e marco um belo gol, garantindo o empate no clássico.

FLUMINENSE
Fernando Henrique; Rissut (Tuta), Anderson, Thiago Silva e Jean; Marcão, Romeu, Bruno e Pedrinho; Lenny (Rodolfo Soares) e Cláudio Pitbull (Adriano Magrão)
Técnico: Paulo Campos

VASCO
Roberto; Claudemir, Éder, Jorge Luiz e Diego; Ygor, Ives (Abedi), Ramon (Ernane) e Morais; Valdiram e Romário (Ricardinho)
Técnico: Renato Gaúcho

Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Marcelo Venito Pacheco
Assistentes: Marcos Tadeu Peniche Nunes e Carlos Henrique Alves de Lima
Cartões amarelos: Ives (V), Anderson (F), Morais (V), Ricardinho (V), Abedi (V), Jean (F)
Gols: Ygor, aos 33min do primeiro tempo; Claudemir, aos 3min, Jean, aos 16min, e aos 42min do segundo tempo

Fonte: UOL Esporte
  • Sábado, 09/11/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Fortaleza Fortaleza 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
  • Quinta-feira, 21/11/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 24/11/2024
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Domingo, 01/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (39,66%)
Empates 17 (29,31%)
Derrotas 18 (31,03%)
Total 58
Gols
Marcados 75 (50,00%)
Sofrido 75 (50,00%)
Total 150
Saldo 0
Cartões
Amarelos 147 (91,88%)
Vermelhos 13 (8,13%)
Total 160