A sete jogos do fim do Brasileirão, Fluminense e Vasco vivem uma situação bastante crítica. Separados por três pontos e uma Ponte Preta que, empatada com o Cruz-Maltino na pontuação, tem vantagem no número de vitórias, mínimos são os indícios de uma recuperação na luta contra o rebaixamento. O cenário é tão alarmante que não está descartada a realização do clássico na Série B do ano que vem:
– A chance de um time do Rio cair é de 87%. A possibilidade de Flu e Vasco caírem juntos está obviamente inserida neste número. É Preocupante – disse o matemático Tristão Garcia ao LANCE!Net.
Tudo piorou para o Gigante da Colina no domingo passado, quando sofreu a virada para a Ponte.
Depois de receber forte apoio da torcida na vitória por 3 a 2 sobre o Goiás, que não foi suficiente para seguir em frente na Copa do Brasil, o novo revés teve grande impacto na relação. No desembarque da equipe no Rio de Janeiro, o Gigante da Colina foi recebido com protestos.
– O Vasco vive uma instabilidade política e a torcida já voltou a protestar. Isso tira confiança e para complicar ainda mais, é um time que vivencia uma crise financeira. A tabela do Vasco é ainda mais difícil que a do Fluminense. Perdeu um jogo considerado chave contra a Ponte. Tem 71% de probabilidade de cair de divisão – explicou Tristão.
Por sua vez, o Fluminense não vence há sete jogos na competição e vê as chances de rebaixamento subirem a cada nova rodada. O técnico Luxemburgo balança no cargo. Tristão Garcia falou sobre o tema:
– O Flu está num momento perigoso. A média de pontos é de 0,33% nas últimas seis rodadas. Curioso é que Luxa é bom pontuador histórico, mas não vai tão bem quando luta embaixo. Nesta situação, Celso Roth pontua mais, por exemplo.
Para Fluminense e Vasco, todo cuidado é pouco no fim de ano.
BATE-BOLA
Tristão Garcia, matemático
O número mágico para um time se garantir na Primeira Divisão segue sendo 48 pontos?
O corte caiu para 47 pontos. Os times que estão lá embaixo pararam de pontuar. 47 pontos é garantido que o time não cai, mas nada impede que uma equipe com 45 consiga se livrar do rebaixamento. O futebol é cíclico, isso pode mudar, mas não é o que a tendência atual indica. Se tem uma boa notícia para essas equipes que estão lá embaixo é esta. Elas precisam pontuar menos para sair do rebaixamento.
Quem exatamente está lutando contra o rebaixamento?
Os times que estão com menos de 40 pontos seguem mais fortes nessa briga indesejada. Isso não garante que aquela equipe que ainda não fez 47 não possa cair, mas a disputa é muito maior a partir do Bahia para baixo. De toda forma, eu não acho prudente o Flamengo escalar reservas contra o Fluminense no próximo domingo, por exemplo, e prestigiar a Copa do Brasil. Até o Fla, que está mais em cima, ainda tem chances de cair. Eu não arriscaria se fosse o Jayme.
OPINIÃO DOS ESPECIALISTAS
“Seria uma tragédia. O problema de Flu e Vasco é passar a depender do resultado das demais equipes”
Roberto Assaf
Colunista do LANCE!
“Difícil os dois caírem. A situação do Vasco é mais preocupante. Lembra a do Palmeiras no ano passado”
Mauro Beting Colunista do LANCE!
“Pouco provável. Vejo a Ponte Preta e o Criciúma em uma situação abaixo dos dois cariocas”
Carlos Alberto Vieira
Editor do Diário LANCE!