Técnicos se enfrentam pela primeira vez no Brasileiro. Enquanto cariocas querem fugir da degola, Colorado busca afirmação
O duelo deste domingo, às 16h, em São Januário, vai marcar um encontro curioso nos bancos de reservas de Vasco e Internacional. A única diferença é na grafia, um termina com "a" e outro com "e". Tita e Tite, comandantes de cariocas e gaúchos, respectivamente, vão se enfrentar pela primeira vez na história dos campeonatos brasileiros. Enquanto o time da Colina busca sair da zona da degola, o Colorado sonha com dias melhores, principalmente com a chegada de seus novos reforços, Daniel Carvalho e o argentino D´Alessandro.
O Vasco ocupa a 17ª colocação no Campeonato Brasileiro, com apenas 19 pontos. O Internacional está em décimo, com 26. No primeiro turno, as duas equipes se enfrentaram no Beira-Rio, em Porto Alegre, e o Colorado venceu por 1 a 0, com um gol do zagueiro Sidnei. Acompanhe a partida ao vivo pelo Premiere e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.
Edmundo volta ao time de Tita
Do lado vascaíno, o técnico Tita vai apostar praticamente na mesma equipe que venceu o Palmeiras por 3 a 1, na última quinta-feira, pela Copa Sul-Americana. Uma das poucas mudanças confirmadas é a volta de Edmundo na equipe titular. O jogador deve formar dupla de ataque com Alan Kardec. Certo mesmo é o desfalque do lateral-direito Wagner Diniz, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Marcus Vinícius entra em seu lugar.
Além disso, Tita confirmou a volta de Tiago ao gol do Vasco. A defesa vai contar com Marcus Vinícius, Jorge Luiz, Vílson e Edu. Valmir, contratado para ser o lateral-esquerdo titular, foi novamente vetado pelo departamento médico. No meio-campo, o treinador vai apostar na permanência de Mateus e na volta de Jonílson. Madson e Alex Teixeira completam o setor.
Para Tita, o grupo precisa usar a partida contra o Palmeiras como exemplo para iniciar a caminhada para fugir da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Hoje, a equipe está em 17º lugar, com 19 pontos. Animado, o treinador deu a receita para a equipe conquistar uma nova vitória.
- Quero uma equipe com a intenção de roubar mais bolas, sendo mais audaz para criar situações ofensivas. Espero que a gente já consiga um bom resultado nessa partida contra o Internacional. Não quero colocar essa pressão para esse jogo, mas uma vitória seria ótimo - analisa o treinador.
Colorado em busca de um time
Jogadores não faltam para o Inter. Talvez nenhum clube no país tenha atletas do porte de D’Alessandro, Nilmar, Daniel Carvalho e Alex juntos. O problema é pegar os boleiros, colocar no forno e dali tirar um time de futebol. Com a chegada dos reforços, a saída de antigos titulares e o retorno de atletas que estavam lesionados, a equipe virou uma salada de frutas na preparação física. Cada um corre em um ritmo. Faltam pernas para alguns, sobra fôlego para outros. O time está descompassado. E a idéia é começar a fazer com que eles corram na mesma cadência a partir do jogo contra o Vasco.
Os reforços, mesmo sem a melhor condição física, estarão lá. D’Alessandro, Gustavo Nery e Daniel Carvalho jogarão. Nilmar, que teve problema na panturrilha e não participou do Gre-Nal da Sul-Americana, também está de volta. E quer ver o time embalar.
- A partir de agora, cada ponto perdido torna mais difícil alcançar o objetivo. Todos os jogos são muito importantes. É um momento em que muitos clubes vão perder jogadores, então temos que aproveitar. Os próximos nove pontos são extremamente importantes - destaca o artilheiro.
A frase final de Nilmar não é gratuita. O Inter quer a todo custo os próximos nove pontos para ressuscitar no Brasileirão. Depois do Vasco, o Colorado recebe Palmeiras e Flamengo. Se cumprir o objetivo, estará de novo na briga por uma vaga na Libertadores. O Inter quer mudar de vida, antes que seja tarde.
- Há momentos em que a bola é cruel, mas esse momento vira. A bola dá e a bola tira - filosofa o técnico Tite.