Na última quarta-feira, na partida entre Corinthians e Atlético-PR, o árbitro Jailson Macedo Freitas marcou um pênalti inexistente para cada lado e criou uma polêmica entre Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, e Alcides Antunes, vice-presidente de futebol do Fluminense.
Não vamos fazer nada [sobre a arbitragem]. Mas ele não pode xingar os atletas. Ele estava muito nervoso. Não acredito [em favorecimento]. Mas, contra o Fluminense, nunca tem erro, disse Sanchez.
\"Engraçada a declaração do presidente do Corinthians. Não tenho visto benefícios ao Fluminense. As arbitragens foram boas. Mas os árbitros podem errar, como erraram justamente a favor do Corinthians, quando anularam um gol legítimo nosso marcado por Rodriguinho no Pacaembu\", respondeu Antunes.
Até a 20ª rodada (Corinthians, Vasco, Santos e Internacional tem um jogo a menos), nada mais do que 68 pênaltis foram marcados no Campeonato Brasileiro. Isso dá uma média de 3,4 pênaltis por rodada.
Quem mais apitou penalidades foi... O baiano Jaílson Macedo Freitas, com nove penalidades em oito jogos, média de mais de um por jogo. Em segundo lugar está o carioca Gutemberg de Paula Fonseca, com sete pênaltis. Bem distante dos dois está Leonardo Gaciba, com quatro pênaltis.
Com toda essa chuva de pênaltis, quem são as equipes mais beneficiadas? Em primeiro lugar estão Corinthians e Santos, com sete pênaltis marcados. Das sete penalidades, as duas equipes marcaram apenas quatro vezes. Um aproveitamento de pouco mais de 57%.
Mesmo na 18ª posição do certame nacional, o Atlético-GO teve seis pênaltis marcados a seu favor e apenas um erro. Com cinco pênaltis marcados a favor estão Atlético-MG e Goiás. Do outro lado, Vitória, Fluminense, Grêmio e São Paulo tiveram apenas uma penalidade durante as 20 rodadas do Campeonato Brasileiro.
Entre as equipes que mais tiveram pênaltis marcados contra, o Goiás lidera com folga. São sete penalidades marcadas contra o Esmeraldino. Logo atrás estão São Paulo, Guarani, Atlético-PR, Atlético-MG, Grêmio Prudente e Grêmio, com cinco. Já o Botafogo é a única equipe que não teve nenhum pênalti marcado contra.
Times com mais pênaltis a favor:
Corinthians e Santos 7
Atlético-GO 6
Atlético-MG e Goiás 5
Flamengo, Guarani, Palmeiras e Grêmio Prudente 4
Inter, Botafogo, Vasco e Avaí 3
Atlético-PR, Cruzeiro e Ceará 2
Vitória, Fluminense, Grêmio, São Paulo 1
Times com mais pênaltis contra:
Goiás 7
São Paulo, Guarani, Atlético-PR, Atlético-MG, Grêmio Prudente e Grêmio 5
Atlético-GO e Ceará 4
Vitória, Vasco, Inter, Cruzeiro e Santos 3
Corinthians, Palmeiras e Avaí 2
Fluminense e Flamengo 1
Botafogo 0
Árbitros que mais marcaram pênaltis no Campeonato Brasileiro:
9 pênaltis: Jailson Macedo Freitas-BA
7 pênaltis: Gutemberg de Paula Fonseca-RJ
4 pênaltis: Leonardo Gaciba-RS
3 pênaltis: Sandro Meira Ricci-DF, André Luiz de Freitas Castro-GO, Arilson Bispo da Anunciação-BA, Marcelo de Lima Henrique-RJ, Wilton Pereira Sampaio-DF, Francisco Carlos Nascimento-AL e Heber Roberto Lopes-PR