O estudo 'Mapa dos patrocinadores dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro' de 2018, do Ibope Repucom, apresentou a popularidade dos times brasileiros no exterior, por meio do número de postagens com o nome de cada equipe em redes sociais e em determinadas páginas. Nestas circunstâncias, o campeão – e com folga – foi o Flamengo.
Foram nada menos do que 1.894.330 menções com o nome da equipe carioca, mais do que o dobro do que o Palmeiras (938.785), que aparece em segundo lugar. O Corinthianscompleta o pódio com 764.390.
O estudo ainda apresentou o resultado destrinchado em América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e América Central, que, juntos, representaram 97% do total de postagens sobre clubes brasileiros feitos em 2018 fora do país.
A América do Norte foi o líder em comentários, com 2,4 milhões. Na sequência apareceram América do Sul (2,2 milhões), Europa (1,6 milhão), Ásia (500 mil) e América Central (400 mil).
O Flamengo lidera em três continentes: América do Norte (com 37% dos comentários), Europa (22%) e Ásia (33%). Além disso, figura em segundo na América Central (13%) e aparece na terceira posição na América do Sul (8%).
O Grêmio aparece no topo na América do Sul, com 40%, muito à frente do Palmeiras (9%). O que pode ser uma justificativa para este cenário é o excelente momento do clube gaúcho em solo continental, tendo conquistado a Copa Libertadores em 2017 e ter avançado à semifinal na última edição do torneio.
Já na América Central chama atenção a liderança do Bahia, com 31% dos comentários é mais do que o dobro do que teve o segundo colocado Flamengo (13%). O resultado surpreende tendo em vista que, nos demais continentes, o clube tricolor só figura no top 10 na Ásia: é o sétimo colocado, com 5%.
Quanto aos países que mais comentaram em 2018 sobre os 20 clubes da Série A do Brasileirão, os Estados Unidos lideram, com 28%. Depois aparecem Argentina (13%), Espanha (5%) e Colômbia (5%). Fechando o top 5, aparecem Indonésia, El Salvador, Portugal, Itália e França somam 4% cada.
Para a pesquisa, foram considerados as postagens em Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, News, Blogs e Fóruns.