As cobranças de pênalti têm sido um tormento para o Vasco nesta temporada. Com o erro de Alex Teixeira, na noite desta quinta, contra o Bangu, o time desperdiçou três das quatro oportunidades que teve em 2023. Um aproveitamento de apenas 25%.
De acordo com o Espião Estatístico, o Vasco é hoje o time que mais perdeu pênaltis no ano entre os clubes da Série A e tem o terceiro pior aproveitamento, à frente apenas de Bragantino e Grêmio, que não converteram nenhuma cobrança em 2023.
Antes de Alex Teixeira, Pedro Raul desperdiçou dois pênaltis. Perdeu na derrota para o Volta Redonda e na vitória sobre o Flamengo. Em ambas cobranças os goleiros defenderam.
O único jogador a acertar uma cobrança de pênalti no Vasco neste ano foi Jair, na goleada por 4 a 0 sobre o Trem-AP, em Brasília, pela Copa do Brasil.
Esse é um problema recente do Vasco. No ano passado, Nenê e Raniel eram os cobrados e converteram em todas as oportunidades. O centroavante deixou o clube, enquanto o camisa 10 hoje é reserva no time de Maurício Barbieri.
No ano passado, segundo levantamento do Espião Estatístico, o Vasco converteu 10 das 12 cobranças de pênalti que teve, incluindo disputa por pênaltis. Em cobranças durante o jogo, o aproveitamento foi de 100%. O time marcou gol em todas as oito cobranças que teve.