Sem dinheiro em caixa para apostar em grandes contratações, o Vasco mira nas divisões de base para formar um time competitivo.
E até agora nesta temporada o trabalho vem dando resultados. Ao lado dos Atléticos, Mineiro e Paranaense, o Vasco é o clube da Primeira Divisão do Brasileiro que mais conta com meninos da base na equipe titular.
Cada uma dessas equipes conta com cinco garotos no time titular.
Atualmente, no time titular cruzmaltino, as pratas da casa são Vilson, Pablo, Souza, Morais e Alan Kardec ou Edmundo. A prática de incentivar a presença de jovens na equipe já vem das outras passagens do técnico Antônio Lopes pelo Vasco.Em1985, o treinador lançou o então jovem Romário na equipe principal. Mais
tarde, comandou o garoto Edmundo.
Em 97, revelou Pedrinho e Felipe para os vascaínos e seis anos mais tarde Souza e Léo Lima eram titulares. Neste ano, a prática continua. Depois de Alan Kardec e Alex Teixeira terem chance com Romário e Alfredo Sampaio, Lopes lançou o volante Souza e o lateral improvisado Pablo. E o apoio à base é endossado pelo
presidente interino, Eurico Miranda.
– A situação do futebol brasileiro não leva a outra alternativa. É investir nas divisões de base e formar o time com a maioria absoluta de jogadores oriundos de lá. Isso é um trabalho que vem sendo desenvolvido e que nos leva a colher os frutos agora – afirmou o dirigente vascaíno.