Futebol

Vasco é o único dos grandes que não sofre com gramado do Engenhão

A maioria dos jogadores que pisou no Engenhão, durante o ano de 2011, reclamou do estado do gramado. Até o atacante Loco Abreu, funcionário do Botafogo, não mediu as palavras e disse que do jeito que estava era impossível jogar um bom futebol. O Alvinegro se defende culpando o excesso de jogos no local e tentará junto à Federação do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), que somente partidas importantes sejam disputadas no estádio em 2012.

“O Botafogo está trabalhando para melhorar o gramado. Uma delas é diminuir o número de jogos no Engenhão, levando para o estádio somente as partidas mais importantes. Existem jogos de menor apelo que poderão ser disputados em estádios menores. O clube está negociando junto À Federação do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) para conseguir essa diminuição e evitar ao máximo as rodadas duplas”, afirmou à Rádio Tupi, o agrônomo responsável pela revitalização do gramado, Arthur Melo, que também colocou entre os motivos do péssimo estado do campo alguns eventos ocorridos durante o ano.

“Estamos fazendo uma revitalização do gramado, que sofreu este ano com alguns eventos que o desnivelaram. Estamos renivelando e retirando pedaços de grama morta. A reforma começou a ser feita no do dia 9 e deverá estar pronta no meio da semana que vem. Em seguida entraremos numa fase de adubação e irrigação muito forte para que tudo esteja pronto já para o da 22, na partida do Botafogo contra o Resende”, disse.

Arthur Melo garante que as críticas feitas pelos jogadores são bem recebidas, pois o ajudam a melhorar. O agrônomo, entretanto, se irrita quando algum dirigente reclama, mesmo sabendo da quantidade desleal de jogos que o estádio recebe por ano.

“O triste é você escutar de um profissional de futebol reclamar, sabendo que houve aproximadamente 150 jogos em um ano. Por este motivo é impossível o gramado estar em uma condição perfeita. Os times da Europa investem muito mais e há muito mais tempo e por isso tem gramados melhores. Outro fator decisivo e a quantidade de eventos. O Wembley tem 20 jogos por ano, o Santiago Bernabéu tem 30, 35 por ano”, garante.

O profissional considera injusto comparar as condições do gramado do Engenhão com a de outros da Europa. Segundo Arthur, fazer isso seria o mesmo que confrontar um carro com uma banana.

“Em um ano de Engenhão temos a carga de uso de uma década do Wembley. É injusto este tipo de comparação. O calendário deles é muito mais racional. É diferente, é a mesma coisa que comparar bananas com carros”, disse, para prometer um campo em melhores qualidades no ano que vem. “O inverno castiga o nosso gramado, mas o Botafogo, juntamente com a AmBev, está trabalhando forte para comprar umas máquinas que diminuem o impacto do frio e da sombra no gramado. A grama já melhorou muito e com essas medidas tem tudo para ficar impecável”, encerrou.

Com o Maracanã em reforma para a Copa de Mundo de 2014, o Engenhão, assim com em 2011, será onde Botafogo, Flamengo e Fluminense mandarão seus jogos no ano que vem. O Vasco, que tem São Januário como estádio próprio, não precisa “sofrer” com um gramado castigado. O Glorioso estreia em casa no dia 22 de janeiro, contra o Resende, pelo Campeonato Carioca.

Fonte: UOL Esporte
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 21 (39,62%)
Empates 16 (30,19%)
Derrotas 16 (30,19%)
Total 53
Gols
Marcados 70 (51,47%)
Sofrido 66 (48,53%)
Total 136
Saldo 4
Cartões
Amarelos 135 (91,84%)
Vermelhos 12 (8,16%)
Total 147