Conhecido pelo histórico poderio de seu ataque e por revelar artilheiros, o Vasco segue sendo motivo de motivo de orgulho quando o assunto é bola na rede. Neste ano, entre todos os times que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro, o time vascaíno é o único que ainda não passou em branco em um jogo sequer.
Até agora, o time disputou 23 partidas no ano e marcou 52 gols. A média de 2,26 gols por partida faz a alegria da galera vascaína, mas ostentar a marca de ataque infalível em 2008 se deve graças ao Botafogo, que passou em branco contra o Flamengo, no último domingo, na primeira partida da final do Carioca. Até então, os dois clubes brigavam por esta marca.
A chance mais clara de passar em branco ocorreu no clássico contra o Fluminense na Taça Rio. Mas, no fim da partida, Wagner Diniz sofreu pênalti de Fabinho e Edmundo converteu e manteve invicto o ego vascaíno de balançar a rede adversária em todos os jogos. Mas o ímpeto ofensivo do clube não diminui.
Geralmente, o Vasco mantém três jogadores visando o gol adversário. Mesmo que não sejam atacantes de ofício, um apoiador procura se manter mais à frente para ajudar a linha de ataque. Com um desempenho tão bom na frente, Lopes descarta escalar o time com três atacantes de ofício, casos de Edmundo, Jean e, agora, Leandro Amaral.
- Mesmo Morais não sendo atacante de ofício, tem atuado como um atacante. Mas no futebol atual não há lugar para três atacantes de ofício - ressalvou Lopes.