O Flamengo carimbou a classificação para a final do Campeonato Carioca com mais uma vitória sobre o Vasco: 1 a 0, neste domingo, no Maracanã. O Fla repetiu o placar do jogo de ida. Desta vez, o autor do gol foi Willian Arão. Agora, o Flamengo vai em busca de um inédito tetracampeonato estadual na história rubro-negra.
Com a vantagem por ter vencido o jogo de ida e também pela melhor campanha na Taça Guanabara, o Flamengo viu o Vasco adotar uma postura diferente neste domingo. Contudo, assumiu o controle do clássico e derrubou o rival mais uma vez. Por sinal, o Fla venceu os três clássicos.
Agora, o Flamengo aguarda o vencedor da outra semifinal, entre Botafogo e Fluminense. O jogo de ida é nesta segunda-feira. O primeiro jogo da decisão do Carioca vai ser no fim do mês (ou no dia 30 ou no dia 31).
Já o Vasco se despede do Campeonato Carioca com um retrospecto ruim: perdeu os cinco clássicos que disputou. Agora, vai se preparar para a Série B, principal objetivo do ano.
Sem Bruno Henrique, lesionado, o técnico Paulo Sousa optou por Lázaro. O comandante do Flamengo fez outras três mudanças no time titular: Rodinei, João Gomes e Pedro. Matheuzinho, Andreas Pereira e Everton Ribeiro foram para o banco de reservas.
Do lado do Vasco, que entrou em campo precisando vencer por dois gols de diferença, o técnico Zé Ricardo promoveu uma alteração. Ele colocou Figueiredo no lugar de Weverton.
O clássico entre Flamengo e Vasco
O Vasco adotou uma postura mais ofensiva e pressionou a saída de bola do Flamengo. Contudo, o primeiro lance mais agudo foi rubro-negro. Arrascaeta, aos nove minutos, foi lançado pela esquerda e cruzou, mas Anderson Conceição impediu que a bola chegasse a Pedro, livre na pequena área.
O Gigante da Colina conseguiu levar perigo aos 23 minutos. Em contra-ataque, Nenê recebeu pela esquerda e emendou da entrada da área. Hugo foi buscar e salvou o Flamengo. A resposta rubro-negra foi com Pedro. Lázaro deu um bolão e o centroavante chutou. Thiago Rodrigues brilhou para o Vasco. No rebote, Edimar bloqueou a finalização de Gabigol e também ajudou o time a escapar.
Zé Ricardo precisou mudar logo na etapa inicial. Léo Matos sentiu e deu lugar a Weverton. O Flamengo teve mais uma chance. Arrascaeta cruzou e Gabigol emendou por cima. Quem também errou o alvo foi Nenê. O meia recebeu na entrada da área e mirou o ângulo. A bola passou perto e foi para fora. Assim, o primeiro tempo terminou sem gols.
O Vasco assustou logo no começo da etapa final. Nenê ficou com rebote na entrada da área e chutou de direita, para fora. Hugo trabalhou na sequência, em chute de Edimar. Paulo Sousa colocou Matheuzinho no lugar de Rodinei.
Filipe Luís levou perigo após jogada de escanteio, mas o desvio dele foi para fora. Thiago Rodrigues também trabalhou. O Flamengo recuperou a bola e viu Pedro chutar no canto. O goleiro mandou para fora. O Rubro-Negro abriu o placar. Arrascaeta cruzou, Lázaro tocou e a bola encontrou Arão. O volante chutou no canto: 1 a 0. A vantagem rubro-negra ficou ainda maior.
Gabigol teve a chance de ampliar. Arrascaeta deixou o atacante cara a cara. O artilheiro rubro-negro tentou encobrir o goleiro, mas chutou para fora. O tempo fechou um minuto depois. Gabigol fez falta em Gabriel Pec. Os jogadores do Vasco, então, cercaram e empurraram o atacante.
O Vasco quase aproveitou a falta. Nenê lançou para área e viu Hugo errar a bola, que bateu na trave. Entretanto, o lance foi anulado. Anderson Conceição, que disputou o lance, estava impedido.
O Flamengo assumiu o controle do jogo e não deu chances ao Vasco. O Rubro-Negro está na final do Campeonato Carioca.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1X0 VASCO
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data: 20/03/2022, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Martins de Sá
Assistentes: Daniel do Espírito Santo Parro e Carlos Henrique Alves de Lima Filho
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Cartão amarelo: Nenê, Gabriel Pec e Luiz Henrique (Vasco) e Gabigol e João Gomes (Flamengo)
Cartão vermelho:
Gol:
Flamengo: Willian Arão, aos 8' do 1ºT
Vasco:
FLAMENGO: Hugo; Rodinei (Matheuzinho), Fabrício Bruno, David Luiz (Léo Pereira) e Filipe Luís; Willian Arão, João Gomes e Lázaro (Vitinho); Arrascaeta (Marinho), Gabigol (Everton Ribeiro) e Pedro. Técnico: Paulo Sousa.
VASCO: Thiago Rodrigues; Léo Matos (Weverton), Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Zé Gabriel (Yuri Lara), Juninho (Luiz Henrique) e Nenê; Gabriel Pec (Bruno Nazário), Figueiredo e Raniel (Vitinho). Técnico: Zé Ricardo.