O Vasco vive um período de reconstrução. Após a mudança de comando político em meados de 2008 e a queda para Série B do Campeonato Brasileiro, a equipe luta para voltar à elite do futebol nacional.
Com elenco renovado, uma busca por profissionalização na gestão e campanhas elogiadas no Carioca e na Copa do Brasil, o Cruzmaltino está no G4 da Segunda Divisão e no caminho do retorno.
- Nos últimos anos, grandes equipes caem e se reestruturam. O Vasco hoje passa por um momento de reestruturação, o Corinthians, ano passado, foi da mesma forma - comentou o zagueiro cruzmaltino Gian.
Porém, ironicamente, o acesso pode vir somado à queda de outro clube do Rio de Janeiro, já que Botafogo e Fluminense estão na zona de rebaixamento da Série A nacional.
O defensor cruzmaltino, que ano passado caiu para a Segunda Divisão com o Ipatinga, que debutava na elite, acredita que o descenso pode servir, especialmente para os grandes clubes, como uma espécie de tratamento de choque.
- Eu penso que, às vezes, é necessário dar um passo atrás para que na frente a torcida recupere a auto-estima, como tem sido aqui. É lamentável acontecer isso, mas o crescimento vem com uma frustração - analisou Gian.