Bom dia! O @Footstats faz um belo trabalho de coleta de dados sobre os jogos do Carioca. Vou abordar e comentar estatísticas que chamaram a atenção. Sigam o pequeno 🧶
O jogo contra o Bangu contrastou dois modelos de jogo bem distintos. O Vasco geralmente defende em bloco médio ou baixo e busca uma construção ofensiva mais direta, enquanto o Bangu preza pela marcação em bloco mais alto e a construção ofensiva mais cadenciada.
O Vasco obteve 29 desarmes. E o sistema defensivo não foi bem.
O amigo @bourguignon_08 trouxe uma reflexão interessante há algum tempo: volume de desarmes, por si só, não indica qualidade do sistema defensivo.
Não poderia concordar mais e o jogo de ontem foi um belo exemplo.
O grande ladrão de bolas foi o equatoriano Luis Cangá com 7 desarmes. Em seguida, Riquelme com 5, Nazário e PEC com 3. Conceição, Isaque, Juninho e Weverton desarmaram 2 vezes cada um.
Interessante que o Juninho se tornou o maior ladrão de bolas da competição com 17 desarmes.
Não poderia deixar de falar da belíssima atuação do goleiro Thiago Rodrigues ontem. Foram 7 defesas, 3 delas com elevado grau de dificuldade.
Pra mim, sem dúvida alguma, o melhor em campo. A melhor partida dele com a camisa cruzmaltina até o momento.
Um ponto bastante negativo ontem foi a tentativa de saída de bola com passes longos. A maior parte dos lançamentos foi errado, de modo que o Bangu rapidamente retomava a bola e iniciava a transição ofensiva.
A saída de bola adotada no modelo 3+1 requer aprimoramentos.
Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre os apontamentos realizados. Espero que tenham gostado!