O Club de Regatas Vasco da Gama vem a público expressar a sua profunda tristeza com o falecimento de Ferreira Gullar, que era dono de uma vasta e reconhecida obra poética. Natural de São Luís, no Maranhão, o ilustre vascaíno ocupava a cadeira de número 37 da Academia Brasileira de Letras.
José Ribamar Ferreira faleceu no último domingo (04/12), aos 86 anos, no Rio de Janeiro. Poeta, crítico da arte, dramaturgo, biógrafo, tradutor, ensaísta e memorialista, Ferreira Gullar era torcedor do Vasco da Gama. A paixão de uma das mentes mais brilhantes do Brasil pelo Gigante da Colina começou ainda na infância.
Antes se mudar para o Rio de Janeiro, o poeta, ainda garoto, resolveu montar uma equipe de futebol de botão e adquiriu uma revista que costumava trazer fotos dos jogadores das equipes do país. A edição comprada trazia informações sobre o time vascaíno, que naquela altura já encantava com seus feitos. O acaso se tornou paixão e Ferreira Gullar passou a carregar o amor pelo Cruzmaltino em seu coração.