Por: Cristiano Mariotti
Para tentar retomar a liderança no campeonato brasileiro, o Vasco irá encarar o Figueirense em seu estádio, Orlando Scarpeli, no domingo às 16 horas. No retrospecto geral, o clube carioca leva a vantagem em vitórias: sete contra quatro da equipe catarinense, e mais treze empates. No entanto, vencer o rival de domingo não tem sido das tarefas mais fáceis para os cruzmaltinos: nos últimos nove confrontos, foram três vitórias dos catarinenses e mais seis empates. A última da equipe de São Januário foi em 2006: 3 vs 1 em São Januário, com gols de Abedi, Faioli e Vanderlei (contra), descontando Shwenk para o adversário.
No Orlando Scarpeli, o drama é ainda pior: pelo campeonato brasileiro, a última vitória carioca foi em 1975, pelo placar de 1 vs 0. Chances, no entanto, não faltaram para quebrar essa incômoda escrita: em 2007, o Vasco vencia por 3 vs 0, mas cedeu o empate, todos com gols adversários marcados no segundo tempo. O que comprova ainda mais o grau de dificuldade desse confronto.
Para essa partida, além de Fágner e Éder Luís, lesionados, e Renato Silva, não regularizado, o Vasco ainda poderá contar com um possível desfalque de Carlos Alberto, com dores musculares. Esse jogo poderá ser o último de Diego Souza com a camisa cruzmaltina: o jogador tem uma proposta tida como \"irrecusável\" dos árabes, e muitos em São Januário já dão como certa sua saída.