Futebol

Vasco entra na Justiça por lado direito do Maracanã

O Vasco admite que praticamente não há mais tempo para mudanças no clássico de domingo, porém o clube deu entrada nesta terça-feira em uma ação na Justiça com o objetivo de lutar pelo lado direito do Maracanã e fazer valer o que o Cruz-Maltino entende como um direito adquirido desde a década de 1950 nos próximos clássicos contra o Tricolor.

Desde cedo, o departamento jurídico do clube estava definindo se entraria com uma ação no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) ou Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STDJ). O vice-presidente jurídico do Vasco, Paulo Reis, preferiu não dar detalhes da estratégia. Mas reforçou a posição do Cruz-Maltino.

- Entramos na Justiça. Mas não posso dar mais detalhes se foi no TJ ou no STJD, não quero dar o caminho das pedras aos rivais. A intenção não é suspender o jogo deste domingo, pois isso seria um desrespeito aos torcedores. Coisa que o Fluminense e o Consórcio Maracanã estão fazendo com a instituição Vasco e seus torcedores. Queremos buscar um direito do Vasco. Não deve mais dar tempo para o jogo de domingo, mas estamos mirando os futuros clássicos - resumiu o advogado.

Entenda o caso

O Fluminense assinou um contrato de 35 anos com o Consórcio Maracanã em 2013, após a reinauguração do estádio, e alega que o documento lhe dá direito a escolher um lado fixo para seus torcedores: no caso o lado direito, agora chamado de setor norte. O Vasco se apoia na conquista do Campeonato Carioca de 1950, o primeiro da Era Maracanã. Com o título, o clube teve o opção de escolher o lado de seus torcedores. Preferiu o direito. Vice-campeão naquele ano, o Flamengo ficou com o lado esquerdo.

Depois da reabertura do estádio, Fluminense e Vasco já se enfrentaram três vezes no Maracanã. Todas com a nova configuração: tricolores à direita, cruz-maltinos à esquerda. Foram duas vitórias do Vasco e um empate. Mas o presidente Eurico Miranda, que retornou ao poder no fim de 2014, deixou claro que lutaria pela retomada da tradição. Desde então começou a polêmica. No Campeonato Carioca, a Ferj alegou que os clássicos não tinham mando de campo. Assim, Flu x Vasco se enfrentaram no Engenhão a mando da entidade. 

Desde que assumiu a presidência do clube, Eurico afirmou que o Vasco não jogaria com o Fluminense no Maracanã caso os vascaínos não pudessem ficar do lado direito. ''Nem na Federação de Marte'', avisou. Como mando da partida do próximo domingo é do Tricolor, o clássico será mesmo no Maracanã. Na semana passada, a CBF chegou a anunciar torcida única. Voltou atrás dias depois por recomendação do Ministério Público. 

Fonte: ge
  • Sábado, 09/11/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Fortaleza Fortaleza 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
  • Quinta-feira, 21/11/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 24/11/2024
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Domingo, 01/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (39,66%)
Empates 17 (29,31%)
Derrotas 18 (31,03%)
Total 58
Gols
Marcados 75 (50,00%)
Sofrido 75 (50,00%)
Total 150
Saldo 0
Cartões
Amarelos 147 (91,88%)
Vermelhos 13 (8,13%)
Total 160