Uma das negociações mais antigas na Colina, a novela que envolve Rafael Carioca está mais uma vez, esperam as partes, perto de um fim. Depois de apresentar diversas alternativas ao Spartak Moscou (RUS), clube ao qual o jogador pertence, a diretoria do Vasco aguarda uma resposta positiva dos russos ainda nesta segunda-feira, para marcar exames e apresentação oficial do reforço antes do Natal.
A verdade é que, admite o clube, já não há mais o que fazer para dobrar os detentores dos direitos do volante. Garantias foram dadas, explanações a respeito da valorização de Carioca foram feitas, o contrato dele seria estendido automaticamente até 2013 com o time europeu... ou seja, tudo para que, em 2010, para não deixar a esposa sozinha no fim da gravidez, ele jogue no Rio, onde nasceu. Apenas pagar é que está fora de cogitação, já que o Cruzmaltino não teria retorno financeiro posterior.
Os valores mensais oferecidos à revelação, eleito melhor segundo melhor cabeça-de-área do Brasileirão de 2008, já estão apalavrados e não são baixos, de acordo com o agente dele, Frederico Moraes, que conduz a transação desde o início. O Vasco está tão firme na parada, que nem mesmo a concorrência de outros cinco clubes deverá abalar o acerto, em caso de o aval sair ainda hoje ou nos próximos dias.
A expectativa era de que o Spartak, indeciso, atendesse às ligações na sexta, o que não aconteceu. Assim, o fim de semana atrasou ainda mais as conversas. Ciente de que seria uma peça-chave em seu meio de campo, o Vasco, porém, não desiste, pois está tranquilo, com o grupo quase fechado e seguirá paciente até o início de janeiro, quando terá início a pré-temporada, em Vila Velha (ES).