Futebol

Vasco esquece Fluminense e garante foco na Copa do Brasil

O Vasco terá um desafio muito complicado no próximo sábado, quando vai enfrentar o Fluminense no Maracanã, pelas semifinais da Taça Guanabara. Porém, o time não pode se concentrar desde já no Tricolor, uma vez que na quarta-feira tem a estreia na Copa do Brasil, às 21h50 (de Brasília), diante do Sousa-PB no Estádio Almeidão, em João Pessoa (PB).

A situação pode gerar uma falta de atenção contra os paraibanos, pois um clássico sempre tira o foco de qualquer outro confronto. Apesar disso em São Januário todos garantem que estão focados no choque contra os nordestinos.

\"Sabemos que a conquista do título da Taça Guanabara é uma prioridade no clube, pois nos daria a vaga na decisão do Campeonato Carioca e teríamos mais tranquilidade para trabalharmos nos próximos meses\", disse o goleiro Fernando Prass. \"Mas a Copa do Brasil também é muito importante, por conta da possibilidade de disputarmos a Copa Libertadores, outro pensamento muito forte no Vasco\".

Pensamento parecido tem o zagueiro Thiago Martinelli, que neste ano já atuou de maneira improvisada nas duas laterais. O jogador, que marcou o segundo gol cruz-maltino no empate por 2 a 2 com o Madureira, no domingo, entende que o compromisso contra os paraibanos é importante pela possibilidade de o time carioca eliminar o duelo de volta. Pelo regulamento da Copa do Brasil, nas duas primeiras fases o visitante que ganhar a partida de ida por dois ou mais gols de vantagem se classifica automaticamente.

\"A Copa do Brasil é muito importante para o Vasco, pois todos aqui pensam na conquista deste título para podermos jogar a Copa Libertadores de 2011. Além disso, temos a chance de eliminarmos o jogo de volta, apesar de respeitarmos o Sousa e sabermos que a prioridade é vencer. Vamos deixar para pensar no Fluminense apenas após o duelo desta quarta-feira, pois não vamos encontrar facilidades no Nordeste\", alertou o defensor.

Outro que não deixa de destacar a importância de focar na Copa do Brasil é o técnico Vágner Mancini, que tem experiência própria para defender a tese de que o Vasco não pode ficar pensando no Fluminense. No ano passado, quando dirigia o Santos, o treinador foi eliminado pelo modesto CSA-AL, em plena Vila Belmiro. Na ocasião, Mancini decidiu priorizar os jogos diante do Corinthians, pela final do Paulistão, que acabou com conquista corintiana.

\"Sei por experiência própria que precisamos ir bem na partida contra o Sousa, pois no ano passado o Santos foi eliminado pelo CSA teoricamente em um jogo que teria tudo para ser tranquilo na Vila Belmiro. Perdemos por um a zero e chegamos a ter dezesseis chances claras de gol, mas a bola não entrou. Não podemos contar com o jogo da volta, com um possível favoritismo no Rio de Janeiro. Temos que construir um bom resultado lá na Paraíba e, se der, por dois gols de diferença para que a classificação seja conquistada sem a necessidade da volta\", afirmou o treinador.

Fonte: Gazeta Esportiva
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150