O Santos perdeu para o Universidad de Chile a liderança do ranking da Conmebol, que foi atualizado nessa segunda-feira. Além de cair para a segunda posição (com 449,6 pontos), o time viu a aproximação do rival Corinthians, que, graças ao título do Mundial de Clubes, pulou da oitava para a terceira colocação, com 421,6. O primeiro colocado soma 482,95.
Os brasileiros são maioria no top 10. Além de Santos e Corinthians, o ranking tem o Internacional na quarta posição e o São Paulo na oitava. Chile e Argentina têm dois representantes cada - com La U e Universidad Católica representando o primeiro, e Vélez Sarsfield e Estudiantes, o segundo. Equador (com LDU) e Paraguai (Libertad) têm um clube cada entre os dez melhores.
Os outros clubes brasileiros no ranking são Fluminense (em 14º lugar), Cruzeiro (15º), Grêmio (19º), Palmeiras (21º), Flamengo (22º), Vasco (23º), Botafogo (41º), Goiás (44º), Atlético-MG (65º), Atlético-GO (73º), Sport (76º), Avaí (79º), Coritiba (83º), Vitória (88º), Atlético-PR (99º), Figueirense (102º), Ceará (105º), Bahia (113º) e Grêmio Barueri (122º).
Entenda o ranking
Em 2011 a Conmebol adotou um novo sistema de pontuação, que engloba a participação dos clubes nos últimos cinco anos na Libertadores, no Mundial de Clubes da Fifa, na Copa Sul-Americana, na Recopa e a na Copa Suruga Bank (encontro em jogo único do campeão da Copa Sul-Americana com o vencedor da Copa da Liga Japonesa). Os times recebem pontos pelas vitórias e pelos empates conquistados nessas competições e também por cada avanço nas fases de cada torneio. Há ainda um coeficiente de importância de cada competição. Libertadores e Mundial estão no topo, a Sul-Americana é a segunda nesse quesito, enquanto a Recopa e a Suruga Bank têm os coeficientes de importância mais baixo.