Dedé foi convocado por Mano Menezes para a disputa do amistoso da Seleção Brasileira contra Gana, na tarde desta segunda-feira, às 15h45m (de Brasília), em Londres. Na única partida em que desfalcou o Vasco, o time foi goleado por 4 a 1 para o América-MG, lanterna do Campeonato Brasileiro. Os dois primeiros gols, apesar de nem Renato Silva e nem Victor Ramos terem falhado diretamente, saíram em jogadas pelo alto, especialidade do camisa 26. Já no terceiro gol, Renato Silva acabou perdendo uma disputa de bola que deu início à jogada de Marcos Rocha. Não há como provar que com Dedé em campo o resultado seria outro, mas ficou nítida a falta que fez o defensor.
No Vasco, todos reconhecem a importância e o talento de Dedé. Sabem que se trata hoje de uma referência entre os zagueiros do país. No entanto, ninguém quis apontar a ausência do jogador como fator determinante para a derrota que tirou do Vasco a chance de alcançar a liderança do campeonato.
O técnico Cristóvão Borges bateu na tecla de que o time poderia sair derrotado mesmo com Dedé em campo. Afinal de contas, segundo o comandante, a tarde de domingo foi daqueles dias em que simplesmente tudo deu errado. Ele exaltou ainda a qualidade tanto de Renato Silva quanto de Victor Ramos.
- Nunca duvidei da qualidade da minha dupla. Infelizmente calhou de a primeira oportunidade do Victor como titular ser justamente em um dia em que tudo deu errado - afirmou o técnico, para depois falar das qualidade de Dedé.
- Ele é a nossa referência. Tem jogado muito bem, tanto é que está representando o Vasco na Seleção Brasileira. Ele está se destacando e volta ao time quando retornar do amistoso - disse.
Marcio Careca também exaltou o bom futebol de Dedé, mas afirmou que o time sentiu muito mais falta em termos de entrosamento do que de qualidade técnica propriamente dita.
- O Dedé é sim um grande zagueiro e faz falta. Mas no caso desta derrota a questão principal foi o entrosamento. O Victor e o Renato treinaram juntos pouco tempo. Além disso, não foram só os dois que erraram. Todo o time jogou muito mal - disse.
Estatísticas provam desempenho abaixo do esperado
Apesar da defesa de todos, os números da derrota contra o América mostram que o desempenho da dupla não foi dos melhores. Renato Silva cometeu quatro faltas. Já Victor Ramos cometeu duas. Em 15 jogos, os árbitros assinalaram apenas 24 faltas de Dedé, o que dá uma média pequena de 1,6 por jogo. Anderson Martins, que se transferiu para o Al Jaish na última semana, tinha uma média ainda melhor: 0,85 por jogo - foram 12 faltas em 14 partidas. Os passes errados mostram outro ponto. Com seis, Victor Ramos foi quem mais errou em todo o time do Vasco.
Após a derrota, o Vasco volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, às 20h30m (de Brasília), contra o Coritba, em São Januário. Dedé chega ao Rio de Janeiro na próxima terça e deve voltar aos treinos pelo Vasco apenas na quarta. Mesmo assim sua presença na partida é certa.
Com 38 pontos, o Cruz-Maltino perde uma posição e cai para terceiro lugar, já que o São Paulo venceu o Figueirense no sábado e tem saldo melhor. O time se reapresenta na tarde desta segunda-feira, às 15h30m (de Brasília), na Colina Histórica.