O Vasco tem um novo alvo na busca por treinador: Renato Gaúcho. O técnico de 62 anos não teve seu contrato renovado com o Grêmio e está livre no mercado.
Presidente do Vasco, Pedrinho ligou diretamente para Renato nesta quinta-feira, sondou a expectativa salarial do treinador e formalizou o interesse em contratá-lo. Ele pediu tempo para avaliar a possibilidade e ficou de dar uma resposta até o fim de semana.
O Vasco, que está sem treinador efetivo desde o dia 24 de novembro, quando Rafael Paiva foi demitido, trata o tema com urgência para poder destravar o planejamento do futebol e avançar em negociações com reforços, por exemplo.
O clube não teve sucesso em conversas recentes com outros alvos. Luís Castro disse que não pretende assumir um clube pelo menos até o meio do ano que vem; e a tratativa com Pedro Caixinha, ex-Bragantino, não avançou.
A diretoria vascaína entende que precisa buscar um treinador que tenha experiência no futebol brasileiro, pré-requisito preenchido por Renato Gaúcho. O clube não vai apostar em profissionais estrangeiros que nunca trabalharam no país, como foi o caso recente de Álvaro Pacheco, por exemplo.
Renato já teve duas passagens como treinador pelo Vasco. Em 2006, foi vice-campeão da Copa do Brasil e terminou o Brasileirão em sexto lugar. Já em 2008, ele foi o técnico da equipe na reta final da campanha que culminou no primeiro rebaixamento do clube. Ele comandou o time-cruzmaltino ao todo em 115 partidas.