Futebol

Vasco ganha cara de Série A dentro e fora de campo

É como se a Segunda Divisão tivesse ignorado a ordem de despejo e permanecido em São Januário por mais tempo que deveria. A conquista da competição, em dezembro do ano passado, não significou para o Vasco o fim do convívio com as críticas de que o time poderia ter subido, mas que ainda possuía a cara da Série B.

O começo ruim na temporada e pior ainda no Brasileiro só aumentaram o bombardeio, combatido com a contratação de reforços de nome e uma arrancada impressionante na tabela. Hoje, finalmente, a Série B parece ter ficado definitivamente para trás.

– Ano passado, nós tínhamos um time bem mais jovem. As chegadas de Felipe e Zé Roberto melhoraram muito isso. A Série A é diferente. As equipes são mais fortes e temos de tomar mais cuidado. O comprometimento tem de ser um pouco maior.

No início, estávamos nas últimas posições e a chegada do PC mudou praticamente 100% – afirmou o volante Nilton, com conhecimento de causa, já que é um dos remanescentes do elenco campeão ano passado.

A sorte ou o mérito que o jogador teve não foi compartilhado por outros nomes que foram, durante boa parte de 2009, destaques do time de São Januário. O exemplo mais claro é o de Élton. O atacante, artilheiro da Segunda Divisão, teve a permanência comemorada pela diretoria. Este ano, porém, ele trocou o brilho pela condição de coadjuvante e foi emprestado ao Sporting Braga (POR) sem que sua saída fosse considerada um desfalque.

Com a cara e o custo mais parecidos com o de um time da Série A – a folha salarial subiu de R$ 1,1 milhão para R$ 1,7 milhão, aproximadamente, o Vasco se reconhece de forma diferente da do ano passado.

– Pelas contratações, nosso elenco é um dos melhores do país – disse o volante Rafael Carioca.

Estratégias de marketing mudaram após o acesso
Não apenas em campo que o Vasco tem passado a impressão de que a Segunda Divisão se tornou definitivamente algo do passado. Fora dele, o clube trabalha para mostrar uma imagem diferente daquela que ficou marcada durante todo o ano de 2009.

O tom das ações do departamento de marketing mudou, é o que conta Marcos Blanco, diretor do setor.

– Trabalhamos sempre em cima da paixão do torcedor. Ano passado, nos preocupamos muito com a questão da autoestima, da mobilização dos torcedores, e os vascaínos abraçaram o clube e lotaram os estádios.

De fato, as campanhas que apelavam para o vascaíno resgatar o clube, em crise financeira e técnica, se multiplicaram. O programa de sócios O Vasco é Meu buscou instigar a torcida neste sentido, assim como os vídeos institucionais que saíram na internet às vésperas de jogos importantes na Segunda Divisão.

Este ano, o departamento de marketing tenta valorizar os ídolos que o Vasco possui atualmente no elenco. Foi assim com Carlos Alberto, que inspirou trancinhas para os torcedores, e será assim com Fernando Prass, que também ganhará miniatura personalizada.

– O torcedor gosta de comprar uma camisa do Felipe, de ter um boneco de um ídolo como Carlos Alberto, assim ele vai consumindo – explicou Marcos Blanco.

\"Não dá para montar elenco só em janeiro\"

Rodrigo Caetano, diretor executivo de futebol

Sabíamos que teríamos de fazer essas contratações pontuais para qualificar o elenco.

Antes, fizemos o que podíamos. Atualmente, não dá para montar um elenco somente em janeiro. É preciso utilizar também a janela de transferências no meio do ano, foi o que o Vasco fez. Nosso planejamento foi o de manter praticamente todo o grupo da SérieB, contratar jogadores no cenário nacional que acreditávamos ser úteis e depois realmente qualificar o elenco. Acho que hoje temos um grupo bom e qualificado.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150