A nova hierarquia dos direitos de transmissão acabou prejudicando três grandes clubes. São Paulo, Palmeiras e Vasco da Gama, que figuravam no grupo dos que mais recebiam, foram \"rebaixados\" para um segundo nível. Dessa forma, Corinthians e Flamengo, que já estavam na elite, ficarão isolados como os dois times que mais irão faturar.
O novo organograma foi revelado por Paulo Odone, presidente do Grêmio. O clube gaúcho foi o primeiro a assinar contrato com a Globo para a venda dos direitos de transmissão do triênio 2012-2014 do Campeonato Brasileiro. Nesta temporada, a exibição segue normalmente entre Globo e Band.
Além de São Paulo, Palmeiras e Vasco, o grupo 2 também terá a participação do Santos, que na divisão anterior figurava solitário em uma chave intermediária entre o grupo 1 e o grupo 2.
A nova divisão dos grupos também representa um decréscimo na fatia que caberá ao trio \"rebaixado\". De acordo com o presidente gremista, Flamengo e Corinthians ganharão 18% a mais do que os membros do grupo 2, que por sua vez receberão 18% a mais do que os times da terceira chave, que terá Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Atlético-MG, Fluminense e Botafogo.
No último grupo aparecem os demais clubes, como Coritiba, Atlético-PR, Portuguesa, Guarani, Bahia, entre outros.
Para essa divisão, no entanto, a Globo ainda precisa convencer São Paulo, Atlético-MG, Internacional, Bahia e Atlético-PR, que seguem alinhados ao Clube dos 13. Os demais, segundo Paulo Odone, já estão apalavrados com a emissora carioca.
*Colaborou Marinho Saldanha, em Porto Alegre