A nuvem negra que paira sobre São Januário trouxe mais um recorde negativo para os vascaínos neste Campeonato Brasileiro. Hoje, o time completa exatos dois meses sem saber o que é vencer. A última vez foi contra a Portuguesa, em 21 de agosto. Agora, ao ser derrotado pelo Flamengo, o Vasco chegou à sua nona rodada consecutiva no campeonato sem vitória. E igualou o maior jejum do clube na história, que já durava 18 anos.
Em 1990, o time vascaíno teve seis empates e três derrotas em nove rodadas seguidas. Agora, são dois empates e sete derrotas do elenco na competição. No geral, o resultado é ainda pior, já que são dez jogos sem perder, incluindo aí Brasileiro e Copa Sul-Americana.
Mas diante de tantos números que deixam de cabelo em pé qualquer vascaíno, o técnico Renato Gaúcho prefere dar uma de zagueiro-zagueiro e bicar os maus fluídos.
Tenho que pensar no presente.
Não quero saber se vai bater recorde negativo ou não. Precisamos conquistar pontos e é só nisso que penso garantiu o treinador.
A derrota para o maior rival serviu, também, para ampliar outro jejum para lá de incômodo: o de clássicos cariocas. Na última semana, o Vasco completou um ano sem vencer qualquer jogo contra os maiores rivais. Ao todo, são 11 jogos, com cinco empates e cinco derrotas.Afase anda mesmo tão ruim que o autor do gol que deu a última vitória em clássicos ao clube (2 a 1 contra o Botafogo, em 2007), o zagueiro Jorge Luiz, marcou contra no domingo passado, decidindo a favor do Flamengo.
Já falei para eles que uma hora o vento vai soprar a favor também.
Já vivi isso no futebol. Confio muito, muito mesmo no meu grupo disse o treinador vascaíno.
A torcida só espera que o Vasco não tenha de enfrentar mais um temível furacão.