Na próxima quarta-feira, dia 17 de dezembro, 40 crianças e adolescentes moradores das comunidades do Complexo da Paula Ramos no bairro do Rio Comprido, que participam do Projeto Social Apostando no Futuro, vão visitar o Club de Regatas Vasco da Gama.
Além de conhecerem as dependências do clube eles competirão, nas categorias Sub-12 e Sub-16, nas modalidades de futebol, futsal e voleibol com os atletas do Vasco da Gama.
Esta atividade é a estréia do Programa de Relacionamento Comunitário que consiste em abrir as portas do Club de Regatas Vasco da Gama a grupos de crianças e jovens para que conheçam o clube e desenvolvam atividades esportivas com seus atletas. O programa é uma iniciativa da Vice-Presidência de Esportes Olímpicos e Responsabilidade Social e está alinhado com um dos principais objetivos da atual diretoria do clube que é recuperar a posição de destaque do Vasco como instituição socialmente responsável e democrática. O programa tem a meta de promover em 2009 mais de 13.000 visitas de crianças e jovens de projetos sociais e escolas públicas e privadas.
Programação:
13h: Visita guiada no estádio de São Januário
- Sala de Troféus
- Tribuna de Honra
- Parque Aquático
- Capela Nossa Senhora das Vitórias
- Sala de Imprensa
- Vestiários, Campos e estatua do Romário
14h: Início das atividades esportivas
- Futsal
- Futebol Society
- Voleibol
17h: Lanche
18h: Entrega de camisas para as crianças
Projeto Apostando no Futuro
O Apostando no Futuro é um projeto de desenvolvimento social local, com metodologia inovadora, patrocinado pela Fundação Cesgranrio, que atende às comunidades de Paula Ramos, Vila Santa Alexandrina, Parque André Rebouças e Escadaria.
O objetivo deste projeto é transformar crianças e jovens em cidadãos através da prática esportiva e atividades culturais. O trabalho feito nas comunidades vem transformando a vida dos moradores através das atividades desenvolvidas: apoio pedagógico, recreação, brinquedoteca, futebol, futsal, voleibol, natação, tênis de mesa, tai chi chuan, ginástica para adultos e população da melhor idade, oficina de artes, iniciação circense, teatro, recreação musical, atividades artesanais no CAp Uerj, fisioterapia, cinema, Programa Apostando no Futuro Olímpico, encontro com mães além da publicação do jornal O Progresso.
O projeto, em funcionamento desde 2003, atende mensalmente mais de 350 crianças e conta também com os seguintes parceiros: Clube Ginástico Desportivo, Centro de Estudos e Atendimento São Domingos Sávio, Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro - Seconci, OMEP/RJ, Associação Beneficente AMAR, JPMonteiro, Fundação Roberto Marinho, Colégio da Aplicação (CAp) da UERJ, Ordem de Malta, Secretaria de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro - Setrab, Hospital Pedro Ernesto da UERJ, Folha Dirigida e Associação de Moradores do Complexo Paula Ramos.