Um sonho de 30 anos começa a se tornar realidade neste domingo, véspera do aniversário de 108 anos do Vasco. Às 11h da manhã, será inaugurado o primeiro campo do Centro de Treinamento Almirante Heleno Nunes, em Duque de Caxias, ao lado da Rodovia Washington Luiz, em solenidade será aberta a sócios e torcedores.
O terreno foi doado pela União no governo Ernesto Geisel, em 1976, graças à influência de Heleno Nunes, vascaíno e presidente da então CBD. Após perder o terreno por pendências judiciais, em 95 o Presidente Eurico Miranda conseguiu que a União devolvesse esse direito ao Vasco. Além disso, parte da área poderia ser usada para viabilizar a construção.
Em 97, nova derrota do Vasco na Justiça. A solução foi fazer uma parceria com a prefeitura de Duque de Caxias, através do Prefeito Washington Reis. A prefeitura ficou com parte do terreno para a construção do Hospital Municipal e garantiu as obras do Centro de Treinamento para o Vasco.
A inauguração do primeiro campo oficial (100m x 70m) é a etapa inicial. Serão, pelo menos, seis campos para todas as categorias de base do futebol do Vasco, vestiários e administração.