O Vasco inicia hoje (3), a partir das 9h, no CT Moacyr Barbosa, sua pré-temporada na qual tem como principal objetivo no ano buscar novamente o acesso à Série A, algo que não conseguiu em 2021. O elenco tem caras novas, reforços por chegar e pendências que ainda não foram resolvidas.
Entre os que já foram contratados estarão o goleiro Thiago Rodrigues e o volante Yuri, ambos ex-CSA; o zagueiro Anderson Conceição, ex-Cuiabá; o zagueiro Luis Cangá, ex-Delfín (EQU); o lateral esquerdo Edimar, ex-Red Bull Bragantino e o meia Isaque, ex-Grêmio.
O atacante Raniel, do Santos, viajou ontem (2) para o Rio de Janeiro onde realizará exames médicos e, se for aprovado, assinará contrato de empréstimo até o fim de 2022. O atacante Vitinho, do Corinthians, também está próximo de ser anunciado por empréstimo.
O clube ainda tenta a contratação do atacante paraguaio Luís Amarilla, de 26 anos, que pertence ao Vélez Sarsfield (ARG), mas que atuou emprestado na LDU (EQU) na temporada passada. A princípio o clube argentino só aceita vendê-lo.
A comissão técnica também terá novidade. O técnico Zé Ricardo acertou seu retorno ao Cruzmaltino e comandará os treinamentos que acontecerão integralmente, em sua primeira semana, no CT Moacyr Barbosa. Já entre os dias 11 e 18 de janeiro as atividades serão realizadas no CT João Havelange, em Pinheiral (RJ).
Pendências a resolver
O departamento de futebol, agora comandado pelo gerente Carlos Brazil, ainda tem pendências a resolver com alguns jogadores do elenco. O goleiro Vanderlei e o zagueiro Leandro Castan, a princípio, não estão nos planos, mas por ainda possuírem contrato, tentam chegar a um denominador comum que agrade ambas as partes. O defensor, por exemplo, possui dívidas a receber do clube.
Há ainda também a situação do atacante Daniel Amorim. O técnico Zé Ricardo quer contar com o jogador, mas as negociações para sua permanência estão emperradas. Seu contrato de empréstimo se encerrou no dia 31 de dezembro. Ele pertence ao Tombense.
Um time inteiro já saiu
O Vasco já tem praticamente um time inteiro de saídas. Até o momento foram 11, sendo dez por fim de contrato e uma por venda: o zagueiro Ricardo Graça, que foi para o Jubilo Iwata, do Japão.
Germán Cano, inicialmente, estava nos planos, mas uma grande dívida de cerca de R$ 3 milhões com o atacante inviabilizou sua continuidade. O argentino está muito próximo de acertar com o rival Fluminense.
Deixaram o Vasco também os zagueiros Ernando e Wálber; o lateral Zeca; os volantes Andrey, Romulo e Michel; o meia Marquinhos Gabriel e os atacantes Léo Jabá e Morato.
O jovem meia-atacante MT negocia com o Athletico-PR e pode ser outra baixa.