O Vasco informou que acontecerá na quinta-feira (21), diante do Coritiba, pela Série A do Campeonato Brasileiro, às 19h (de Brasília), um evento teste para a implementação do reconhecimento facial nas catracas de acesso em São Januário.+
A medida está prevista no TAC celebrado com as autoridades públicas, oficializando o estádio como pioneiro no Rio de Janeiro no uso dessa tecnologia. Idosos, pessoas com deficiência e crianças de até 12 anos serão os primeiros a participar da implementação do reconhecimento facial.
Os procedimentos para retirada das gratuidades e acesso ao estádio serão os habitualmente adotados, com a inclusão da etapa de cadastramento facial. As gratuidades são destinadas às arquibancadas do estádio. O Vasco, após confirmar o direito à gratuidade, realizará o cadastramento facial, que consiste em uma foto do rosto do torcedor.
Atualmente o acesso ao estádio São Januário é realizado por meio da Plataforma de Sistema de Controle de Acessos ElevenTickets Imply. As 52 catracas são embarcadas com diferentes tecnologias de validação integradas, com leitores RFID, código de barras 1D e 2d (Qrcode).
O sistema integrado verifica e valida em tempo real cada ingresso para o setor correto com agilidade e alta precisão. Para garantir ainda mais segurança, todo sistema de acessos passará por um upgrade tecnológico com a implementação de validadores de reconhecimento facial e biometria, e o clube utilizará o portal ElevenTickets, desenvolvido pela Imply, para facilitar os cadastros de forma remota, gerando assim mais conveniência aos torcedores.
Imply já iniciou sistema de reconhecimento facial em outros três clubes brasileiros A empresa desenvolve tecnologias inovadoras para modernizar gestão e experiências, e tem o objetivo de tornar o Brasil referência mundial em segurança em experiências esportivas. Este ano implementou o Controle de Acessos com Reconhecimento Facial na Arena MRV, por enquanto em fase de testes para jornalistas, e também iniciará o serviço em breve na Ligga Arena, do Athletico-PR, e Sport Clube do Recife.
Na Ligga Arena, a adesão ao cadastro biométrico tornou-se um requisito obrigatório para todos os torcedores, incluindo visitantes. Um dos aspectos mais impactantes desse sistema é a capacidade de detecção de torcedores com mandados de prisão em aberto.
Desta forma, quando ocorre uma tentativa de acesso por um torcedor com pendências judiciais, o Club Athletico Paranaense age prontamente, acionando as autoridades competentes, tanto a Polícia Civil quanto a Militar, garantindo assim a segurança de todos os presentes no estádio.
Acesso ao estádio de São Januário
No dia do jogo, a entrada dos torcedores com direito à gratuidade, cadastrados e não cadastrados, será mantida pelo Portão 8. Os torcedores não cadastrados deverão seguir o procedimento habitual, apresentando o ingresso físico e documento de identidade. Já os torcedores cadastrados devem apenas indicar, no bolsão de acesso, que realizaram o cadastramento e se dirigir às catracas para a identificação facial.