Uma promessa em meio às lágrimas do rebaixamento terá de ser cumprida neste sábado. No dia 7 de setembro de 2008, Michel Machado, 21 anos, jurou que, caso o Vasco fosse campeão da Série B com antecedência, caminharia de sua casa, em Duque de Caxias, até o local da partida seguinte no Rio. O destino do torcedor será o Maracanã, onde o Cruzmaltino encara a Portuguesa.
A longa jornada terá início às 8h30 e cortará oito bairros da cidade pela Avenida Brasil. Pelos cálculos do torcedor, ele levará aproximadamente quatro horas até São Januário. Na Colina, ele se encontrará com outros torcedores e, depois de descansar, seguirá a pé até o Maracanã. Michel não estará sozinho na caminhada de amor ao Vasco. Os amigos Maciel, Romário, Natan e Caio deverão fazer companhia ao pagador de promessas. Entretanto, o apoio para a empreitada nem sempre foi tão grande.
Minha mãe vivia dizendo que isso era maluquice, mas depois ela se acostumou com a ideia. De início, o pessoal não acreditou. Eu nunca fiz algo assim, mas não tem jeito. Promessa é promessa. Já disse para os meus amigos que pela primeira vez assistirei a um jogo do Vasco sentado, mas sei que vou aguentar a caminhada afirmou Michel.
Estudante de fisioterapia, Michel deverá ter a escolta de carro de familiares e, em caso demuito calor, cogita alterar a rota em busca de trajetos com mais sombra. Segundo ele, parar para descansar apenas se estiver completamente esgotado. Na mochila, ele levará suprimentos fundamentais para o trajeto, como garrafas de água, maçãs e bananas, receita ideal para o combate às cãibras.
Aos 14, 15 anos, eu não era gordinho assim, corria todo dia. Eu tenho pacientes que mostram muita força de superação. Isso serve de inspiração. Muitos amigos flamenguistas já disseram que eu não vou aguentar. O meu sentimento pelo Vasco nunca vai parar disse Michel, mais um grande exemplo da mobilização dos vascaínos neste ano.
Dicas importantes
Alimentação leve: Para o percurso, é recomendado que a pessoa se alimente com frutas. Nada de alimentos como salgados e frituras.
Calçado: É recomendado o uso de tênis confortáveis para que a caminhada não castigue tanto os pés.
Mormaço: É traiçoeiro. É importante que a pessoa não pense em apertar o passo apenas por conta da ausência do sol. A umidade do ar pode estar alta da mesma forma.