Nesta temporada, o Vasco sofre uma verdadeira síndrome dos gols no início. Em seis partidas, o time levou gols antes dos cinco minutos de bola rolando.
Algumas ocorreram em momentos decisivos, como contra o Gama, pela Copa do Brasil, e o Flamengo, pela Taça Guanabara, e acabaram resultando em eliminações.
Nos últimos dois jogos do Brasileiro, mais vacilos que comprometeram o restante do andamento das partidas. Contra o Botafogo, o gol de Dodô aos dois minutos de jogo foi fatal, assim como o de Borges, também aos dois minutos, no último fim de semana, no Morumbi, contra o São Paulo.
Treinador da equipe, Celso Roth voltou a reclamar da grande desatenção, que já custou caro, e pediu que isso tenha acontecido pela última vez. Segundo ele, todo o planejamento feito ao longo da semana pode ser prejudicado por uma falha nos momentos iniciais.
- Aprendemos uma lição na derrota para o São Paulo: não podemos tomar gols cedo. Quando se toma um gol cedo, sempre se desmancha qualquer esquema - disse o treinador.
LOGO NO COMEÇO
América: Pelo Carioca, Júnior Baiano marca o gol com cinco minutos.
Flamengo: Pela semifinal da Taça Guanabara, Obina marca, aos dois minutos, o gol do Rubro-Negro no empate em 1 a 1.
Gama: No primeiro minuto, Rodrigo Ninja acerta chute de longe. Vitória por 2 a 1 e Vasco eliminado.
Botafogo: No empate em 4 a 4, no Carioca, Luciano Almeida marca aos quatro minutos. No Brasileiro, Dodô fez o primeiro, aos dois.
São Paulo: Com dois minutos, Borges aproveita bobeira e marca o primeiro do Tricolor Paulista.
O outro lado da moeda
Embora a defesa vascaína tenha sofrido seis gols no início das partidas realizadas em 2007, o ataque já funcionou no mesmo período. Em três ocasiões, o Vasco marcou antes dos cinco minutos. Duas vezes pelo Campeonato Carioca e uma no Brasileiro.
Pelo Carioca, Leandro Amaral fez o primeiro gol da goleada de 6 a 2 sobre o Boavista logo aos dois minutos. Já no clássico contra o Botafogo, que terminou empatado em 4 a 4, o Clube da Colina marcou com Renato, com apenas um minuto de bola rolando, e Abedi, aos três.
Neste Brasileiro, na vitória de 3 a 1 sobre o Sport, André Dias balançou a rede adversária aos três minutos do primeiro tempo.