Não é de hoje que o técnico Dorival Júnior alerta para a desatenção da equipe no início das etapas. Mesmo tendo destacado o fato, o time voltou a levar gol antes dos 15 minutos na derrota para a Portuguesa, na última quarta-feira, e aumentou para 11 o número de tentos sofridos nesta situação.
O levantamento feito pelo LANCE! considerou os 15 primeiros minutos de cada tempo, e nele concluiu que essa quantidade de gols sofridos aconteceu em dez das 20 rodadas disputadas até aqui no Campeonato Brasileiro.
Na derrota para o Cruzeiro por 5 a 3, no Mineirão, por exemplo, o Vasco herdou o recorde do gol mais rápido da competição, quando viu sua rede balançar com apenas um minuto de jogo, após conclusão do atacante William.
Contra o Grêmio, em São Januário, quando perdeu por 3 a 2, o atacante argentino Barcos marcou aos cinco minutos do primeiro e do segundo tempos, arruinando o esquema de Dorival Júnior.
Apesar de admitir que é um fato, o treinador é sincero ao dizer que não sabe como explicar o motivo pelo qual isso tem acontecido com frequência com o Vasco.
– Se eu soubesse, não deixaria acontecer. Como tem acontecido, é natural que chame atenção. Temos que buscar uma correção rápida, mas, às vezes, foge à condição do treinador identificar. Tem prejudicado e deixamos alguns pontos no caminho por isso – declarou após ver seu time levar mais um gol nesta situação, diante da Portuguesa, com o tento de Correa, aos 11 minutos da etapa inicial.
Além dos gols de Barcos, do Grêmio, e de William, do Cruzeiro, o Vasco ainda viu sua rede balançar mais duas vezes até os cinco minutos: com Rafael Marques, do Botafogo, aos quatro do segundo tempo, e com Guerrero, do Corinthians, aos quatro da etapa inicial.