Enquanto Fred era polemicamente expulso de campo na derrota do Fluminense por 3 a 0 para o Flamengo, neste domingo, o Vasco tinha três pênaltis apitados a seu favor no revés por 5 a 4 sofrido diante do Friburguense. Na saída do Maracanã, tanto o camisa nove do Tricolor como o vice presidente de futebol, Mário Bittencourt, criticaram bastante a arbitragem e ironizaram os pênaltis marcados para o rival cruzmaltino.
Polêmicas à parte, a verdade é que os números mostram que o Vasco teve no Campeonato Carioca deste ano mais pênaltis marcados a seu favor do que todos os outros três clubes grandes do Rio de Janeiro juntos. Em 14 rodadas disputadas até agora, foram sete penalidades máximas para a equipe da Colina, contra duas para o Flamengo, duas para o Botafogo e apenas uma para o Fluminense (veja a relação completa abaixo).
Dos sete pênaltis favoráveis ao Vasco, três foram duvidosos, sendo dois nesta partida contra o Friburguense (de Pierre em Julio dos Santos e a bola na mão de Cadão) e um na vitória sobre o Bonsucesso por 1 a 0, na oitava rodada (bola bateu no braço de Fernando, aos 46 minutos do segundo tempo). As demais infrações, contra Fluminense, Nova Iguaçu e Boavista, além da terceira neste domingo em Nova Friburgo (perdido por Gilberto), foram assinaladas corretamente pela arbitragem. Vale lembrar que nessas cinco partidas citadas não se repetiu o árbitro nenhuma vez, todos eram diferentes.
O Flamengo também já teve um pênalti polêmico marcado a seu favor, na vitória sobre o Resende por 2 a 1, na terceira rodada, quando o juiz viu falta de Admilton em Marcelo Cirino dentro da área. A outra penalidade para o Rubro-Negro, no clássico com o Vasco, e as marcações favoráveis a Botafogo e Fluminense foram corretas e não geraram dúvidas.
Se ofensivamente o Vasco "goleia" os rivais na questão de pênaltis assinalados neste Carioca, defensivamente a disputa é mais equilibrada. O time cruzmaltino, Flamengo e Fluminense só tiveram um pênalti apitado contra cada um neste Estadual, enquanto o Botafogo foi punido duas vezes. Mas a postura da arbitragem no campeonato deixou os tricolores bastante irritados mesmo.
"Enquanto estou falando aqui, outro pênalti está sendo marcado. Estou sabendo que hoje foram três e dois duvidosos mais para não", disparou o atacante Fred, após o Fla-Flu, se referindo ao jogo entre Vasco e Friburguense.
"Já tivemos dois gols anulados contra o Tigres, um pênalti não marcado em Volta Redonda, enquanto outros times têm sempre um pênalti a cada jogo. Talvez agora que a gente está falando aqui, um pênalti esteja sendo marcado lá, mesmo tendo acabado o jogo. Não é possível que equipes que disputam o mesmo número de rodadas terem tanta diferença. Hoje tivemos mais pênaltis. Talvez dois ou três, né", também ironizou Mário Bittencourt.
Confira todos os pênaltis marcados a favor e contra os quatro grandes no Carioca:
VASCO
7 pênaltis a favor
Fluminense 1 x 0 Vasco - 6ª rodada
- Victor Oliveira em Luan, convertido por Luan
Bonsucesso 0 x 1 Vasco - 8ª rodada
- mão de Fernando, convertido por Gilberto
Vasco 5 x 1 Nova Iguaçu - 10ª rodada
- Anderson em Gilberto, convertido por Gilberto
Boavista 1 x 2 Vasco - 12ª rodada
- Vitor Faísca em Thalles, convertido por Anderson Salles
Friburguense 5 x 4 Vasco - 14ª rodada
- Pierre em Julio dos Santos, convertido por Gilberto
- mão de Cadão, convertido por Gilberto
- mão de Damião, perdido por Gilberto
1 pênalti contra
Flamengo 2 x 1 Vasco - 11ª rodada
- Guiñazu em Marcelo Cirino, convertido por Alecsandro
FLAMENGO
2 pênaltis a favor
Resende 1 x 2 Flamengo - 3ª rodada
- Admilton em Marcelo Cirino, convertido por Alecsandro
Flamengo 2 x 1 Vasco - 11ª rodada
- Guiñazu em Marcelo Cirino, convertido por Alecsandro
1 pênalti contra
Bonsucesso 0 x 2 Flamengo - 13ª rodada
- Wallace em Lucas Fernades, perdido por Fernando
BOTAFOGO
2 pênaltis a favor
Barra Mansa 1 x 1 Botafogo - 12ª rodada
- Thiagão em Roger Carvalho, perdido por Bill
Botafogo 4 x 1 Madureira - 14ª rodada
- Luiz Paulo em Fernandes, convertido por Bill
2 pênaltis contra
Botafogo 3 x 0 Tigres - 9ª rodada
- Diego Giaretta em Jean, perdido por Paulinho Guará
Botafogo 4 x 1 Madureira - 14ª rodada
- Renan em Rodrigo Pinho, convertido por Rodrigo Lindoso
FLUMINENSE
1 pênalti a favor
- Fluminense 2 x 1 Friburguense - 1ª rodada
- Bidu em Wagner, convertido por Fred
1 pênalti contra
Fluminense 1 x 0 Vasco - 6ª rodada
- Victor Oliveira em Luan, convertido por Luan