No último teste antes da estreia no Campeonato Carioca, sábado, contra o Americano, ficou evidente que o novo Vasco ainda precisará de tempo para engrenar. A vitória de 1 a 0 sobre a Desportiva não mascarou certas dificuldades, como a falta de uma referência no ataque e também de uma marcação mais compacta no meio-de-campo.
No entanto, a equipe cruzmaltina apresentou uma significativa melhora do jogo-treino contra o Vilavelhense para o amistoso de ontem, no Engenheiro Araripe. Mais solto dentro de campo, o Vasco teve o domínio da partida, mas encontrou dificuldade no momento de concluir as jogadas. Os lances mais perigosos do primeiros tempo saíram dos pés de Léo Lima e Jéferson, em chutes de fora da área. Fernandinho foi outro destaque. Enquanto teve fôlego foi o principal articulador.
Mas para a frustração do torcedor capixaba que lotou o Engenheiro Araripe, o primeiro tempo terminou sem gols. Após o intervalo, a postura do Vasco foi outra. Mais incisivo, buscou o gol desde o início e foi premiado aos 21 minutos. Na cobrança de escanteio de Fernandinho, Titi escorou de cabeça e marcou o gol que garantiu a vitória.
Antes do gol, porém, a entrada de Alex Teixeira e Faioli nos lugares de Léo Lima e Carlos Alberto, respectivamente, deu novo ânimo à equipe. Descansado, Alex se tornou uma boa opção pela esquerda, assim como Faioli, que, fixo na área, assumiu a condição de referência e incomodou a defesa.
Também ficou provado que com um atacante de área, os laterais Paulo Sérgio e Ramon, que se destacaram pelo apoio, serão ainda mais explorados.
Há cinco dias da estreia no Carioca, o Vasco segue em construção, mas com uma boa matéria prima para surpreender.