O Vasco, definitivamente, engrenou na Série B. E pela primeira vez assumiu a liderança - ainda que provisória - da competição. O time derrotou o Boa Esporte, por 2 a 0, na noite desta sexta-feira, em São Januário e dorme na primeira colocação da tabela. Os gols da vitória foram marcados na etapa final, por Douglas, de falta, e por Edmílson, que havia entrado na segunda etapa.
Com 54 pontos, o Vasco assume a ponta, entretanto, poderá ser ultrapassado pela Ponte Preta, que joga neste sábado, contra o Santa Cruz. O Cruz-Maltino volta a campo no próximo dia 18, contra o Santa Cruz.
Partida morna esquenta no fim
O Boa Esporte não se intimidou por jogar em São Januário. A equipe visitante foi quem criou a primeira oportunidade da partida ao carimbar o travessão de Jordi logo aos dois minutos, em forte chute de Betinho. O Vasco encontrava dificuldades para furar o bloqueio, porém, com o passar do tempo, as jogadas foram surgindo e, com elas, o talento de Maxi Rodríguez. O uruguaio, escalado para substituir Guiñazu - e o atacante Kleber Gladiador, criaram as chances mais perigosas do Cruz-Maltino em lances com direito a meia-lua. Aos 43 minutos, Marlon cabeceou com perigo e quase arrancou a comemoração da torcida, quando a bola bateu na rede, pelo lado de fora. Com o time praticamente completo, o Cruz-Maltino passou 45 minutos sem conseguir balançar as redes do adversário, que atuou desfalcado de seis titulares.
No intervalo, o técnico Joel Santana sacou Fabrício para colocar Edmílson. E a pressão incial, desta vez, ficou a cargo do Vasco. O goleiro Emerson, do Boa Esporte, salvou chute de Edmílson e cabeçada de Lula - que quase fez um gol contra. Em bola na trave de Douglas, aos 11 minutos, no entanto, o arqueiro foi mero espectador. O Cruz-Maltino permaneceu no campo adversário, pressionou, mas pecava nas finalizações de longa distância - ou explodia a bola na zaga ou errava a pontaria.
Insatisfeito com o 0 a 0, Joel Santana pôs Montoya no lugar de Maxi Rodríguez - e escutou as vaias dos torcedores que reprovaram a troca. O time continuou no ataque, mas a dificuldade de abrir o placar persistiu, mesmo quando Lucas Crispim substituiu
Kleber, aos 33 minutos. Somente aos 40 minutos, o Vasco abriu o marcador. Em falta cobrada por Douglas, de longe, a bola passou por todo mundo e entrou. Quando a partida se encaminhava para o fim, Edmílson balançou as redes depois de pegar rebote de um chute de Montoya, que havia carimbado o pé da trave.