RIO - O Vasco não entra em campo hoje. Mas a torcida e todos no clube vão jogar juntos com o Libertad. Às 20h15m, os paraguaios enfrentam o Nacional, do Uruguai, no Estádio Nicolás Leoz, em Assunção. Partida que vale a classificação dos brasileiros às oitavas de final da Libertadores, e do próprio Libertad, caso o time do Paraguai vença os uruguaios.
Com dez pontos conquistados após a vitória por 2 a 1 sobre o Alianza Lima, o Vasco não poderia mais ser alcançado pelo Nacional, que, sendo derrotado, continuaria com seis. O Libertad chegaria aos mesmos dez pontos e também confirmaria sua vaga. Na última rodada da fase de grupos da competição, o confronto entre Vasco e Nacional serviria somente para definir a primeira colocação do Grupo 5.
Caso a partida de hoje não tenha vencedor, ao Vasco serviria um empate na próxima quinta-feira contra os uruguaios. Até mesmo a derrota por 1 a 0 seria suficiente, pois terminaria na frente do Nacional no saldo de gols.
O pior cenário para o Vasco será a vitória uruguaia sobre o Libertad. Assim, o time viajaria a Montevidéu na semana que vem precisando de um empate, em partida que valerá a classificação de ambos.
Juninho fora do clássico
O jogo não define apenas o futuro do Vasco na Libertadores. Só após o resultado final o técnico Cristóvão Borges poderá planejar os próximos dias do time. Hoje, a equipe treina sem saber ainda quais jogadores vão enfrentar o Flamengo no sábado.
Alguns desfalques, no entanto, são certos. Como Juninho Pernambucano. O meia passou por uma cirurgia dentária na terça-feira por causa de pancada na boca sofrida no início de março. Ele fica de repouso até hoje, e amanhã volta a treinar a parte física. Contato com a bola, no entanto, somente na segunda-feira. Dedé, com dores na batata da perna esquerda, também deve ficar fora.
A escalação do time no clássico vai depender da importância da partida no Uruguai. Com a classificação garantida, o treinador pode se dar ao luxo de viajar com time misto a Montevidéu e usar mais titulares no sábado. A tendência, no entanto, é também poupar alguns titulares contra o rubro-negro..