A diretoria do Vasco conversa com os representantes do atacante Jones Carioca para contratá-lo visando a temporada de 2013. A negociação, porém, pode estar vinculada à resolução de um impasse que se arrasta desde o fim de 2011: a saída conturbada do atacante das categorias de base Thiago Mosquito.
A negociação por Jones teve início nos últimos dias de 2012. O jogador, que disputou o Brasileiro passado pelo Bahia, foi oferecido e agradou à comissão técnica. O tempo de contrato (um ano) e as bases salariais já foram definidas.
Entretanto, para fechar o negócio, o diretor executivo de futebol René Simões estaria exigindo dos representantes de Jones o fim do imbroglio envolvendo a promessa Thiago Mosquito, o que poderia significar até o seu retorno a São Januário. Jones Carioca e Mosquito pertencem ao Deportivo Maldonado (URU), clube do agente de jogadores Gustavo Arribas.
A promessa, hoje com 17 anos, deixou o Vasco no fim de 2011, pouco tempo depois de ter sido o grande destaque da Seleção Brasileira na campanha do Sul-Americano Sub-15. Como ainda não tinha completado 16 anos, não poderia assinar contrato com o Cruz-Maltino. Em dezembro, deixou de ir ao clube e o Vasco, mais tarde, descobriu que o jogador havia assinado seu primeiro contrato profissional com o Macaé, clube parceiro do Deportivo Maldonado.
Mosquito tentou a sorte no São Paulo, mas foi dispensado depois que os paulistas tomaram conhecimento do caso. Atualmente, está no Atlético-PR, mas o clube de Curitiba tem tido problemas para aproveitá-lo por causa do \"acordo de cavalheiros\" que existe entre os clubes brasileiros, no qual se comprometem a não contratar jogadores de base que estejam em litígio ou em negociação com terceiros.
À espera de uma definição a respeito da promessa, Jones Carioca despertou interesse na Colina após alcançar algum destaque na campanha do Bahia em 2012. Um dos pontos mais altos do atacante na temporada ocorreu justamente contra o Vasco. O jogador fez dois gols e deu passe para outro na goleada de 4 a 0 sobre os cariocas, dentro de São Januário, pelo Brasileirão.