Com a vitória fora de casa contra o Internacional, o Atlético-MG assumiu a liderança da classificação do segundo turno do Campeonato Brasileiro. A posição premia uma retomada da equipe nesta segunda metade da competição.
Após a 20ª rodada, o Atlético-MG estava na 16ª posição e foi escalando para a 8ª, 9ª, 5ª, 3ª colocações até chegar, agora, à liderança graças ao melhor saldo de gols na comparação com Fortaleza e Bragantino, que também têm 13 pontos ganhos.
Os critérios de desempate são importantes. Agora terceiro colocado, o Bragantino tem exatamente a mesma evolução por aproveitamento de pontos do Atlético-MG: 0%, 50%, 44%, 58%, 67% e, agora, 72%. A diferença é que o Bragantino começou na última colocação e foi subindo para 12º, 11º, 8º, 6º e, agora, 3º colocado.
Já o vice-líder do returno Fortaleza com uma campanha muito mais estável: teve a sexta colocação como sua pior posição. Já foi líder após duas rodadas e segundo colocado em outras duas das seis rodadas.
Líder Botafogo patina no returno
Líder isolado da classificação geral com sete pontos de vantagem para o vice-líder, o Botafogo administra a imensa vantagem que construiu na primeira metade do campeonato, mas ainda patina no returno, do qual é o 16º colocado.
O Botafogo começou o returno na 12ª colocação após empatar fora de casa com o São Paulo, subiu para terceiro após derrotar em casa o Bahia, mas começou a cair após perder em casa para o Flamengo, na rodada 22. Foi para 7º, 14º e está em 16º há duas rodadas.
Equipes em queda
Foi o Goiás que arrancou um empate fora de casa contra o Botafogo, mas apesar do que parece ser um bom resultado, o Goiás caiu da 17ª para a 18ª colocação do returno. Isso porque foi o quinto empate da equipe nos seis jogos do segundo turno, e o Goiás ainda não venceu.
Já o Cuiabá conseguiu sua primeira vitória no returno ao bater em casa os reservas do Fluminense, mas a situação não é boa: está na penúltima colocação pela quarta vez em seis rodadas e nas outras duas foi o último, o que acende um imenso alerta. Com esses desempenhos, tanto Goiás quanto Cuiabá passam a ter ameaçadas as permanências na Série A.
Retomada pela permanência
Pela segunda rodada consecutiva, o Santos venceu um confronto direto contra uma equipe que também segue seu calvário para assegurar a permanência na Série A no ano que vem. Após derrotar fora de casa o Bahia, desta vez, derrotou em casa o Vasco. Com esse resultado, o Santos segue sua subida na classificação: após a 20ª rodada, o Santos era o quinto colocado no returno, foi para 11º, 12º, 15º e 12º, chegando agora há nona colocação.
Mesmo com a derrota, o Vasco tem mostrado um potencial maior no returno, com maiores chances de permanecer na Série A. Começou o segundo turno como sexto, foi para nono, décimo, quarto, segundo e, agora, quinto colocado.
Veja abaixo como está a classificação do returno após a rodada 25.