Vai acontecer nesta segunda-feira, às 15 horas, na Universidade de Estadual de Londrina (UEL), o lançamento da 10ª Copa Brasil de Futebol Sub-15. A informação foi dada nesta quarta-feira à noite por Jefferson Beltrame Lemos, coordenador geral da competição, que reúne as principais equipes da categoria no país.
Acompanhado pelo técnico Claudemir Pontin, do Grêmio Esportivo e Recreativo Apucarana (Gera), Jefferson esteve na redação do Jornal Tribuna do Norte e confirmou oficialmente que a Cidade Alta sediará o Grupo D da competição. O coordenador da Copa foi recepcionado por Edison Estrope, diretor financeiro da Tribuna.
De acordo com Jefferson, a competição terá início na próxima terça-feira, também com partidas nas cidades de Bela Vista do Paraíso (Grupo A), Uraí (Grupo B) e Arapongas (Grupo C).
A competição terá a presença de vinte equipes, divididas em quatro chaves de cinco times. Na primeira fase as equipes jogam entre si em turno único dentro dos grupos, classificando-se as duas melhores de cada para as quartas-de-final, destaca o coordenador geral, que ainda ainda reforçou que as delegações começam a chegar no próximo domingo no Norte do Estado.
O Grupo D, com sede em Apucarana, contará com as equipes do Santos, Flamengo-RJ, Atlético-MG, Coritiba e Grêmio-RS. Os jogos serão disputados no Estádio Bom Jesus da Lapa. A chave sediada na Cidade Alta tem o apoio da Prefeitura, Secretaria de Esportes e Lazer e do Gera.
Arapongas vai sediar as partidas do Grupo C, que conta com São Paulo, Fluminense, Internacional, Avaí e América Mineiro. As partidas serão realizadas no Estádio Municipal José Chiapin (Pássaros).
O Grupo A, em Bela Vista do Paraíso, contará com as equipes do Botafogo-RJ, Bahia, Atlético-GO, Corinthians e PSTC. Já o Grupo B, com sede em Uraí, reúne os times do Vitória (campeão no ano passado), Figueirense, Vasco, Cruzeiro e Ceará.
A competição, promovida pela Confederação Brasileira de Futebol e Federação Paranaense de Futebol, foi criada em 2002 com o objetivo de promover e incrementar o desenvolvimento da prática esportiva de futebol de categorias de base em todo o país, além de auxiliar no aprimoramento dos atletas e na integração do esporte. Esta iniciativa, surgiu a partir de uma ideia do PSTC, o qual busca unir os melhores formadores de atletas de futebol em uma competição.