O Vasco enfrenta o Central (PE), nesta quarta-feira, às 21h50, em Caruaru, no primeiro jogo da segunda fase da Copa do Brasil para, na Capital do Forró, reencontrar o compasso perdido com a eliminação no Campeonato Carioca e manter o bom ritmo adotado neste início de temporada.
A cidade, capital do Agreste, disputa com Campina Grande, na Paraíba, o título de maior festa de São João do Brasil e, nos versos do compositor Jorge Caruaru \"quem nunca foi já ouviu falar, se você for vai gostar. Quem já foi volta sempre lá, pra dançar forró no arraial (...) É por isso que Caruaru, é a capital do forró\".
Para o Vasco, o confronto marca o recomeço do ano após a derrota por 4 a 0 para o Botafogo na semifinal da Taça Rio, no último sábado, e a queda no Carioca. Foi o fim também de uma invencibilidade que alcançava 15 jogos e de uma sequência de dez vitórias consecutivas da equipe.
Na reapresentação, porém, o grupo mostrou-se animado e a expectativa é recuperar o bom futebol nesta quarta. Para o jogo, o técnico Dorival Júnior não contará com o zagueiro Fernando, ainda com uma lesão na coxa direita, e com o meia Jeferson, com uma torção no tornozelo esquerdo. Assim, Leonardo segue na defesa e o meia Enrico entra no meio-de-campo.
- Temos que ter bastante atenção com o adversário para que eles não venham a nos surpreender. Espero que possamos regular a nossa atenção na marcação para que consigamos segurá-los. O primeiro passo é marcar para que, com a bola, joguemos - analisou o lateral-esquerdo Ramon. Se vencer por dois ou mais gols de diferença, o clube carioca classifica-se automaticamente para as oitavas-de-final.
O Central, que foi o sétimo colocado no primeiro turno do Campeonato Pernambucano e ocupa atualmente o sexto lugar no segundo, a Patativa tenta manter o título da competição no estado, já que o Sport ganhou em 2008, derrotando o Corinthians na decisão.
O treinador centralino, Roberto de Jesus, terá apenas um desfalque: o volante Neto cumprirá a terceira e última suspensão em jogos nacionais. Para o seu lugar, César Baiano está confirmado. Já o meia Buiú, com o tornozelo esquerdo machucado, vai para o banco. O destaque, contudo, é o atacante Fábio Silva, artilheiro do Pernambucano ao lado de Marcelo Ramos, do Santa Cruz, com 16 gols.
- Mesmo com a derrota para o Sport no último domingo por 2 a 1, tivemos um ótimo aproveitamento e saímos na frente do placar. Agora teremos um jogo difícil e estamos empolgados em enfrentar o Vasco. Enfrentamos o Sport de igual para igual e vamos nos apegar a isso contra o Vasco - afirmou Roberto de Jesus.
FICHA TÉCNICA:CENTRAL (PE) X VASCO
Estádio: Luiz José de Lacerda (Lacerdão), Caruaru (PE)Data/hora: 15/4/2009 - 21h50 (de Brasília)Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Marcos Welb Rocha de Amorim (BA)
CENTRAL: Davi, Fernando, Sidney, Cícero e Adeíldo; Márcio, César Baiano, Igor e Aílton; Cláudio e Fábio Silva. Técnico: Roberto de Jesus.
VASCO: Tiago, Paulo Sérgio, Leonardo, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Enrico e Carlos Alberto; Rodrigo Pimpão e Elton. Técnico: Dorival Júnior.