A torcida do Vasco constantemente aparece nos noticiários ajudando o clube com vaquinhas, aderindo campanhas ou criando os seus próprios projetos, como o Vasco Pix. Isso é algo histórico. Lá na década de 1920, os torcedores ajudaram a construir o estádio de São Januário. Na década de 1970, o Vasco chegou a ter 72.713 mil sócios em uma época que não existia campanhas nas redes sociais de associação.
Em novembro de 2019, a torcida vascaína voltou a fazer bonito quando os torcedores se associaram em massa durante campanha do clube na Black Friday. O Vasco se tornou o time com mais sócios no Brasil. A campanha se estendeu durante dezembro e em janeiro o clube se viu com 178.967 sócios torcedores e 5.785 sócios estatutários. Praticamente 6 vezes mais do que no início da campanha quando o clube possuía apenas 33 mil sócios torcedores.
O impacto financeiro foi tão grande que quando se analisa os números de 2019 do Vasco se percebe que o sócio torcedor e a arrecadação em dia de jogos foi algo correspondente a 24% das receitas do clube, enquanto na temporada de 2018 os mesmos itens corresponderam apenas a 10% das receitas.
Hoje o cenário é bem diferente: o Vasco tem 73.583 sócios torcedores, ou seja, o Vasco perdeu 58,9% dos seus sócios em 15 meses. O clube deixou a liderança no ranking de clubes com mais sócios torcedores no Brasil, que hoje é ocupada pelo Internacional.
Os fatores são os mais diversos: a pandemia, a paralisação dos jogos e a consequente restrição de público nos estádios, a dificuldade financeira do clube em colocar salários em dia e o fraco desempenho esportivo foram alguma das razões encontradas pelos torcedores para não se manterem associados. Aliás, este é um fenômeno que aconteceu em todo o Brasil. Os grandes clubes brasileiros teriam perdido no último ano cerca de 270 mil sócios, segundo o jornalista Rodrigo Mattos.
De qualquer forma, o sócio torcedor ainda é uma das principais receitas do Vasco. Em 2020, o Vasco arrecadou 33 milhões de reais com o sócio torcedor. Foi o 4º clube no Brasil que mais arrecadou dinheiro, segundo Amir Somoggi, da Sports Value.
Apesar das perdas, a expectativa do Vasco é que ainda este ano o clube volte a ter 100 mil sócios com a reformulação do programa do sócio torcedor. O clube já começou a promover mudanças, inclusive referentes ao sócio estatutário, que agora poderá aderir a categoria via internet. Segundo o diretor de marketing, Vitor Roma, a previsão é de que o novo programa de sócios seja apresentado entre maio e junho. Nesta nova versão, o clube buscará fornecer mais benefícios ao torcedor que mora fora do Rio de Janeiro.