A eficiência foi o fator decisivo para o Athletico sair vitorioso de São Januário neste domingo (23), diante do Vasco, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nas raras oportunidades criadas, Christian e Vítor Bueno marcaram os gols do triunfo por 2 a 0, enquanto o Cruz-Maltino, comandado pela primeira vez por Ramón Diaz, perdeu uma série de chances, inclusive com o placar ainda zerado.
Com a vitória fora de casa, o Furacão subiu na tabela do Brasileirão, chegando ao quinto lugar com 26 pontos. O Cruz-Maltino segue com nove pontos, na lanterna, a seis do Goiás, primeiro time fora do Z4.
Os times voltam a campo no próximo sábado (29), pela 17ª rodada da Série A. O Vasco visita o Corinthians, em São Paulo, às 18h30. O Athletico recebe o Cruzeiro, em Curitiba, no mesmo horário.
Primeira etapa sonolenta
Os 45 minutos iniciais em São Januário foram poucas emoções. O número de finalizações mostra bem isso. O Athletico só levou perigo à meta de Léo Jardim aos nove minutos, quando Esquivel cobrou falta à direta do gol do Vasco. Mandante, o Cruz-Maltino demorou a responder. O único chute foi de Jair, da entrada da área, aos 27. A bola do camisa 8 assustou Bento, mas saiu pela linha de fundo.
As mudanças do estreante Ramón Diaz, como a entrada de Medel e a utilização de Figueiredo como referência do ataque, não garantiram uma evolução ao Vasco com a posse de bola. O Athletico, com um meio de campo mais organizado, garantiu o controle, mas também não produziu ofensivamente.
Vasco cria...
A postura do Vasco foi outra após o intervalo. Mais intenso, o time de Ramón Diaz passou a competir mais e, antes dos 20 minutos, já havia criado três bons lances. As melhores terminaram em finalizações de Figueiredo, aos quatro e aos 17, para fora. O atacante cruz-maltino lamentou demais.
Furacão marca!
Se faltou eficiência ao time da casa, sobrou para os visitantes. Aos 25, o Athletico saiu em velocidade após lançamento de Fernandinho para Vítor Roque. A bola ainda passou por Vítor Bueno antes de chegar a Christian, livre e e frente para Léo Jardim, finalizar forte: Furacão na frente em São Januário!
Que lambança!
A situação do Vasco piorou quando Puma Rodríguez pisou na bola no meio de campo e ofereceu nova chance ao adversário. Fernandinho - ele de novo - lançou Vítor Roque, que driblou Zé Vítor e foi derrubado. Vítor Bueno, que havia entrado a poucos minutos, deslocou Léo Jardim e ampliou: 2 a 0!
Depois do segundo gol do Athletico, o Vasco voltou a perder uma boa chance, dessa vez com Pumita. A partir daí, com as muitas trocas e a pouca eficiência cruz-maltina, o placar não voltou a ser alterado.
Já nos acréscimos, o zagueiro Zé Ivaldo, do Athletico, foi expulso direto por entrada em Rayan.