Categorias de base

Vasco perde para o Paulista e está fora da Copa SP 2011

Na tarde deste sábado (15/01), o Vasco perdeu por 2 a 1 para o Paulista, pela segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Rodrigo Dinamite marcou para o Gigante da Colina. Com o resultado, o time cruzmaltino se despediu da competição. Vale ressaltar que o Vasco foi a única equipe com melhor campanha na fase inicial que teve que se deslocar para o campo adversário na segunda fase. E, segundo o gerente da base vascaína Humberto Rocha, o gramado de São Bernardo, local que o Paulista mandou seus jogos na primeira fase, foi determinante no tropeço do Vasco.

- O Vasco foi a única equipe que ficou em primeiro lugar do grupo e teve que trocar de sede na segunda fase. Minha reclamação é que a grama sintética de São Bernardo é um piso diferente dos demais campos. O adversário foi beneficiado com o campo, já que eles sempre jogaram e treinaram lá. Mas apesar da derrota, mostramos que temos jogadores de muita qualidade técnica. Os meninos estão de parabéns - disse Humberto Rocha com exclusividade ao site oficial.

O coordenador da categoria de Juniores, Jair Bragança, também lamentou a escolha do campo desta segunda fase, no que, segundo ele, deu vantagem ao adversário.

- É evidente o fato de quem joga há mais tempo num campo de grama artificial leva vantagem. O campo de São Bernardo é pequeno e faltou espaço para nosso grupo. Conseguimos nos adaptar bem, tivemos muitas chances, mas futebol é isso, se decide nos detalhes. Tomamos um contra-ataque numa falha individual e perdemos o jogo. Temos que considerar que tivemos uma adversidade, mas também que precisamos melhorar mais - comentou Jair Bragança.

O jogo

Com vantagem de ter atuado toda a primeira fase no local da partida, o Paulista começou pressionando a equipe vascaína. Acuados nos primeiros cinco minutos, os comandados do técnico Galdino apenas se defenderam. Apesar do domínio inicial do adversário, foi do Vasco a primeira grande oportunidade do jogo. Aos dez minutos, Marlone arriscou de fora da área e acertou a trave do goleiro Yan. Três minutos depois foi a vez de Diogo arriscar, e por pouco não abrir o placar.

As chances cruzmaltinas não abalaram o Paulista, que aos 23 minutos criou uma grande chance com o apoiador Brendon, que arriscou de longe e assustou o goleiro João Victor. A equipe de Jundiaí cresceu no jogo e passou a dominar as ações. Várias oportunidades foram criadas, e aos 32 minutos, Rato arriscou de longe e abriu o placar para a equipe do interior de São Paulo: Paulista 1 a 0.

O Vasco sentiu o golpe, recuou e começou a sofrer com as investidas do adversário. Aos 44 minutos, o atacante Carlão lançou Rato, que chutou forte e por pouco não ampliou o marcador.

Com a equipe em desvantagem no placar, o técnico Galdino preferiu não esperar para mudar a equipe. Logo no intervalo, o treinador sacou Diego e colocou em campo o atacante Luciano. A modificação não demorou muito para surtir efeito e logo no primeiro minuto da segunda etapa, o camisa 10 Marlone arriscou de longe e obrigou o goleiro Yan a fazer um grande defesa.

A equipe cruzmaltina continuou no campo de ataque e aos dez minutos foi a vez do artilheiro da equipe Willen aparecer no jogo. Após belo passe de calcanhar de Washinton, o camisa 9 bateu forte, mas a bola parou nas mãos do goleiro adversário.

O Vasco seguiu pressionando e levou perigo em mais duas oportunidades. Aos 12 minutos, Luan recebeu bola de Arthur dentro da grande área e chutou em cima do goleiro do Paulista. Já aos 19, foi a vez de Luciano tentar de fora da área e assustar Yan. Apesar de todas essas oportunidades do Gigante da Colina, foi o Paulista que ficou mais perto de chegar ao gol, aos 22 minutos. Em uma bela jogada de contra-ataque, a equipe do interior paulista colocou dois jogadores cara a cara com o goleiro João Victor, mas ambos se enrolaram e mandaram a bola para fora.

Os meninos da Colina não desistiram, continuaram lutando e a recompensa veio aos 32 minutos. Após lindíssima jogada, Marlone cruzou a bola para a grande área e Rodrigo Dinamite, que acabara de entrar no lugar de Heitor, só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes, empatando o placar: Vasco 1 a 1.

O gol era o combustível que a equipe vascaína precisava para aumentar a pressão em cima do Paulista. Entretanto, aos 43 minutos, após grande jogada de seu camisa 10, o Paulista fez o segundo gol com Maique e garantiu a vitória: Paulista 2 a 1.

Vasco: João Victor, Heitor (Rodrigo Dinamite), Júnior, Luan e Diogo; Elivelton (Pereira), Arthur e Marlone; Washinton , Diego (Luciano) e Willen. Técnico: Galdino.

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150