Embora à primeira vista o confronto de hoje entre Vasco e Atlético Paranaense, às 21h45min, em São Januário, possa significar pouco, com duas equipes recheadas de jogadores reservas, a classificação poderá representar a volta do Vasco ao cenário internacional após quase seis temporadas.
Clube reconhecido mundialmente, o Vasco não participa de jogos oficiais fora do Brasil desde 18 de outubro de 2001, quando a equipe derrotou os paraguaios do Cerro Porteño por 3 a 2 em São Januário, mas acabou eliminado da Copa Mercosul. Caso carimbe o passaporte hoje à noite, o Vasco irá enfrentar o Lanús, da Argentina, na próxima fase da competição.
No elenco cruzmaltino, alguns jogadores poderão ter a primeira oportunidade de disputar uma partida no exterior por um clube. É o caso do atacante Alan Kardec e do lateral-esquerdo Guilherme, por exemplo. Mas mesmo quem ficará no banco de reservas na partida de hoje não esconde a ansiedade com a possível classificação.
– Significará muito o Vasco disputar uma partida internacional depois de tanto tempo. É bom para clube, torcedor e jogador, que é valorizado – afirma Leandro Amaral.
O único título da carreira do atacante, inclusive, é internacional. Afinal, em 1999, pela Fiorentina, Leandro conquistou a Copa da Itália.
Mas apesar da boa vantagem (venceu o primeiro jogo por 4 a 2, em Curitiba), Leandro pede calma.
– Meu passaporte está pronto há muito tempo. Mas precisamos manter a classificação – disse.
Significará muito o Vasco disputar uma partida internacional depois de tanto tempo. É bom para valorizar o clube
L. Amaral, sobre a próxima fase.
Experiência internacional. Dos jogadores que disputarão o jogo de hoje, alguns já têm experiência em jogos oficiais fora do país. O goleiro Silvio Luiz, por exemplo, chegou a disputar a final da Copa Libertadores em 2002, pelo São Caetano, mas acabou derrotado. Dudar, por ser argentino, já chegou a disputar partidas na América do Sul com as camisas de Independiente e Vélez, da Argentina. O volante Xavier, pelo Corinthians e Maccabi Haifa, de Israel, já disputou a Libertadores e a Copa da Uefa. Além de Andrade, que já jogou em Portugal, pelo Sporting Braga e Leandro Bomfim, também com passagem pelo futebol português, pelo Nacional da Ilha da Madeira.
Novatos no cenário internacional. O zagueiro Jorge Luiz, os laterais Eduardo e Guilherme e o atacante Alan Kardec ainda não disputaram partidas fora do Brasil por qualquer clube. Alan e Guilherme são pratasda-casa do Vasco e ainda não tiveram chance. Já Eduardo veio do CRB, de Alagoas.