Clube

Vasco pode seguir o mesmo caminho do Botafogo no processo do RCE; entenda

O Vasco observa atentamente os recentes passos dados pelo Botafogo no processo do Regime Centralizado de Execuções (RCE) e não descarta em breve seguir o mesmo caminho. Com a presença de John Textor no Rio de Janeiro, o rival alvinegro deve selar nos próximos dias um novo acordo com os credores para pagamento das dívidas trabalhistas.

O departamento jurídico da SAF do Vasco, comandado pela diretora Gisele Cabrera, no momento encontra-se avaliando os melhores cenários. O clube não vai abandonar os pagamentos do RCE, como chegou a ser feito pelo Botafogo, mas entende ser necessária uma solução para atacar as dívidas de maneira mais agressiva e, dessa forma, evitar "enxugar gelo".

O Vasco já pagou cerca de R$ 30 milhões entre dívidas cíveis e trabalhistas desde que teve reconhecido pela Justiça o direito de centralizá-las, em setembro de 2021. O depósito nas contas judiciais segue sendo feito pela associação, mas é responsabilidade da SAF o repasse mensal de 20% da receita corrente do futebol para este fim.

Em função dos juros e dos constantes recálculos, no entanto, o clube teme que os milhões destinados ao RCE até o momento tenham servido para abater apenas uma pequena porção do total da dívida. Na época em que a Lei da SAF estava sendo formulada, a taxa Selic estava próxima de 2% ao ano. Esta é a taxa básica de juros, controlada pelo Banco Central e que serve de base para todo o setor financeiro. Hoje, a Selic está em 13,8% ao ano.

Os jurídicos de Vasco e Botafogo mantêm contato e, por vezes, trabalham juntos. Com o caso do vizinho como exemplo, o Vasco não descarta uma nova rodada de negociações com seus credores na tentativa de conseguir o maior número de acordos possível e, dessa forma, reduzir os valores a serem pagos. "Queremos parar de falar de dívidas e começar a falar de outras coisas", admitiu uma pessoa do clube.

Além disso, o clube também mostrou-se incomodado com as últimas ações da Comissão de Credores no RCE. Eles recentemente cobraram maior transparência na prestação de contas e conseguiram uma decisão favorável que obrigava o Vasco a abrir diversos documentos, dentre os quais os contratos com a 777 Partners. Perplexo com a ordem do desembargador, o clube confia em derrubá-la.

Fonte: GE
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,33%)
Empates 17 (28,33%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 76 (49,03%)
Sofrido 79 (50,97%)
Total 155
Saldo -3
Cartões
Amarelos 152 (92,12%)
Vermelhos 13 (7,88%)
Total 165