Foram três dias de tensão. Desde o empate com o Luverdense, na última terça-feira, o Vasco viveu momentos de pressão. Torcedores estiveram em São Januário em sequência para conversar com os jogadores e, posteriormente, protestar. Nos treinos, mudanças e desfalques. Um cenário longe do ideal para o duelo com o Bragantino, neste sábado, às 16h30 (de Brasília), pela penúltima rodada da Série B.
A conjuntura cruz-maltina é a mais delicada no ano. O time não vence há três partidas e perdeu muito da "gordura" que tinha: está em terceiro lugar, com dois pontos de vantagem para o Náutico, quinto colocado, e só não corre risco de deixar o G-4 nesta rodada porque o time pernambucano tem confronto direto com o Avaí, quarto colocado, também neste sábado.
Após a conversa com torcedores na quinta-feira, a promessa é de apoio incondicional à equipe vascaína. Os grupos organizados, aliás, estarão em Bragança Paulista para acompanhar a partida.
Mudanças na equipe
Em campo, o que se verá será um time reformulado. Ao longo da semana, Jorginho testou o time com Diguinho entre os titulares, no lugar de Éderson. Entretanto, o desfalque de Andrezinho, vetado por dores no joelho, supõe que o atacante vai recuperar a vaga na equipe. Ainda assim, ao menos no papel, a postura será mais cautelosa, com três volantes: Diguinho, Douglas e Bruno Gallo.
Esta é uma mudança tática inédita em toda a campanha da Série B. Em outros momentos, Jorginho até alterou a formação, mas buscando mais ofensividade, principalmente apostando no 4-3-3 ou no 4-2-3-1. A três rodadas do fim da competição, em momento de pressão, o Vasco busca uma nova cartada para se tranquilizar e conseguir o acesso.