🔎 | QUAIS TIMES DESEMPENHAM MELHOR DESDE O FIM DA JANELA DE TRANSFERÊNCIAS?
🎯 Podemos responder a essa questão analisando a média dos Gols esperados criados (xG) e dos Gols esperados cedidos dos times desde a rodada 18.
💢 Vasco é o 3° MELHOR ATAQUE e a 14ª MELHOR DEFESA!
🧵
O xG (Gols esperados) é uma métrica que avalia a qualidade das chances que cada time possui em determinado jogo ao medir quantas chances similares a um certo chute se convertem em gols.
Com isso, podemos descobrir quantos gols se espera que cada time faça, em média, a cada partida, e quantos gols se espera que ele sofra.
O Vasco, junto com Bahia e Bragantino, se encontra na categoria CRIAM MUITO/CEDEM MUITO. Isso significa que o clube, desde a rodada 18, está criando chances de qualidade muito acima da média no campeonato. No entanto, ainda está cedendo bastante chances aos adversários.
Isso mostra que a defesa ainda é uma certa preocupação da equipe, mas que as novas dinâmicas ofensivas têm dado bastante certo! Nesse recorte de fim da janela de transferências, somos o 3° time que melhor cria.
COMO ESTÃO OS OUTROS TIMES PRÓXIMOS DO Z4? Bahia é o time que MELHOR CRIA desde o fim da janela de transferências. No entanto, cede, em média, mais do que o Vasco. Goiás, por outro lado, é o time que PIOR CRIA nesse mesmo recorte. No entanto, a defesa é muito acima da média.
Coritiba é, de longe, o time que mais cede qualidade de chances aos seus adversários. É uma defesa, realmente, muito inferior. Por isso concordo bastante com os amigos da @EstudeVasco de que é importante saber que estávamos contra a defesa mais frágil do campeonato.
Em resumo: América-MG, Santos, Coxa, Corinthians, Inter e SP estão abaixo da média tanto criando quanto defendendo. Não me surpreenderia caso o Corinthians se aproximasse mais do bolo nas próximas rodadas. Cruzeiro, Cuiabá, e Goiás criam pouco, mas possuem defesas bem sólidas.
Vai ser FUNDAMENTAL que o Vasco consiga criar bem contra as equipes mais sólidas defensivamente como Cruzeiro, Cuiabá e Goiás. Acredito que Payet pode ser o grande diferencial nessas partidas pela sua criatividade. EL VASCO NO VA A BAJAR!