Por conta do péssimo aproveitamento nas últimas rodadas, o Vasco precisa se desdobrar para subir na tabela e conseguir uma vaga na Libertadores-2008. Quem garante é o matemático Tristão Garcia. Segundo ele, o Vasco precisa ter um aproveitamento de campeão nos seus 11 jogos que restam para terminar o Campeonato Brasileiro entre os quatro primeiros.
– O Vasco perdeu para Grêmio e São Paulo em dois jogos difíceis. O problema é que, a partir daí, o time caiu muito de produção. Agora o Vasco terá de se superar no restante do campeonato – explicou.
Segundo Garcia, cinco concorrentes disputam duas vagas, já que São Paulo e Cruzeiro estão certos no G-4. São eles: Grêmio, Santos, Palmeiras, Botafogo e Vasco.
O matemático disse ainda que os candidatos precisam de 64 pontos para se garantirem na competição internacional.
Dessa forma, a tarefa do Vasco não é das mais fáceis. Com 40 pontos, o time cruzmaltino terá de somar mais 24 em 33 possíveis. Um aproveitamento de 72,7%, algo que o Vasco alcançou somente no mês de maio.
– Atualmente, o Vasco está muito mais perto de garantir uma vaga na Copa Sul-Americana. No momento, o time tem apenas 13% de chances de chegar na Libertadores – afirmou Tristão Garcia, que garantiu que o Vasco não tem chances de ser rebaixado, apesar da momento ruim.