Na tabela do Grupo A, com cinco pontos somados, o Vasco aparece virtualmente eliminado da Taça Guanabara. Alheios à disputa extracampo entre a diretoria e o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), que puniu o clube com a perda de seis pontos em razão da contestada escalação de Jéferson contra o Americano , os jogadores do Vasco tem uma certeza: hoje é dia de carimbar o passaporte de classificação para as semifinais no duelo contra o Madureira, às 16h, no Engenhão.
Cada um tem de fazer a sua parte. O Vasco vem de uma boa sequência e precisa assegurar a sua classificação dentro de campo. Do outro lado, a diretoria não se entregará enquanto houver chances de recuperar os seis pontos perdidos disse Fernando.
A sensação de entrar em campo com o futuro incerto incomoda, mas não atrapalhará, garante Carlos Alberto. Independentemente do resultado do julgamento do recurso do clube no Pleno do TJD-RJ, terça-feira, vários fatores motivam o grupo para o confronto de hoje (veja mais no quadro ao lado).
O prazer e a alegria de jogar futebol devem predominar. Futebol é momento e temos de nos focar no Madureira. Jogando bem e vencendo o Madureira estaremos preparados para receber a decisão do TJD, seja ela positiva ou negativa. Mas creio que tudo dará certo, pois conquistamos nossos pontos dentro de campo disse Carlos Alberto.
O amadurecimento do grupo estará à prova na inusitada rodada de hoje. Enfrentar o Madureira à espera do resultado do julgamento de terça-feira é algo que os jogadores prometem administrar bem.
Os assuntos extracampo não nos preocupam. Nossa obrigação é tentar confirmar a evolução técnica, tática, física e psicológica do grupo. Não podemos deixar a ansiedade nos atrapalhar contra o Madureira, como aconteceu na partida contra a Cabofriense. É preciso fazer a nossa parte dentro de campo disse Ramon.
O desafio de manter a concentração com o futuro indefinido na Taça GB motiva Fernando.
O grupo é jovem, mas ninguém é moleque para misturar as coisas.
Motivação extra
Vasco atravessa um momento de afirmação e tem muitos motivos para lutar pela vitória no duelo contra o Madureira.
Liderança
Caso recupere os seis pontos no TJD, o Vasco confirma a liderança do Grupo A se vencer o Madureira. Empatando, dependeria do resultado do Americano.
Afirmação
O Vasco está em franca evolução. Após a derrota na estreia da Taça GB, a equipe mostrou poder de recuperação.
O bom resultado contra o Madureira comprovaria o momento de afirmação no Campeonato Carioca.
Amadurecimento
Dorival Júnior quer os jogadores com a cabeça no Madureira. O grupo mostraria amadurecimento ao não perder a concentração na meta traçada.
Planejamento
A confirmação da classificação para as semifinais da Taça GB poderá definir a escalação para a partida de estreia na Copa do Brasil, contra o Flamengo (PI).
Blindagem
Uma boa atuação contra o Madureira confirmaria que o racha político no clube e a punição imposta pelo TJD não trará influência no rendimento da equipe dentro de campo.