Por meio de sua vice-presidência de Esportes Olímpicos e Responsabilidade Social, o Vasco está preparando para o dia 3 de setembro, das 9h às 17h, em frente à sua sede em São Januário, a terceira edição do Cidadania Vascaína. Na iniciativa, o clube e uma série de instituições - como Detran, Secretaria de Trabalho, Seasc, Fundação Leão 13 e Defensoria Pública, além de voluntários - prestam o atendimento a moradores das comunidades carentes localizadas ao redor do clube.
Entre os itens mais procurados pelos membros dessuas comunidades estão a obtenção de carteiras de trabalho e de identidade, além de serviços da defensoria pública. Entidades ligadas à saúde e ao meio-ambiente também deverão se fazer presentes, informando à população sobre dengue, doenças sexualmente transmissíveis, estética e reciclagem de lixo. Deverá haver também atrações para o público infantil.
De acordo com os coordenadores do projeto, as senhas começarão a ser distribuídas às 7h, e a expectativa é a de que seja mantida a média de atendimentos das edições anteriores. Em 2009, foram cerca de três mil antedimentos, e no ano passado, cerca de dois mil.
\"A sede do nosso clube está no meio de uma região de comunidades carentes, e o Vasco quer marcar sua presença nesta área\", afirmou José Pinto Monteiro, vice-presidente de Esportes Olímpicos e Responsabilidade Social, que vem buscando novos parceiros e está pedindo voluntários para essa iniciativa.