Futebol

Vasco projeta o futuro no Brasileirão

É como se fosse um campeonato dentro de outro. Para permanecer na Primeira Divisão em 2009, o Vasco tem que esquecer os 27 pontos conquistados até o momento e focar nos outros 27 que disputará até a última rodada, marcada para o dia 7 de dezembro. Como diz o ditado, águas passadas não movem moinhos e o Cruzmaltino não tem tempo a perder.

O aproveitamento de apenas 29% no Brasileiro explica muito bem a posição que o Vasco ocupa na tabela. Das nove partidas que disputará, é impossível prever quantos pontos serão necessários para que consiga escapar da Segunda Divisão. O fato é que o Vasco não pode repetir o desempenho que teve até o momento. Caso isso aconteça, somará apenas oito pontos.

A verdade é que, mesmo há oito jogos sem vencer na competição, o Vasco ainda se mantém em boas condições de brigar contra a tragédia nas próximas nove rodadas. O motivo para isso, segundo o goleiro Rafael, é um só: – Os resultados têm sido favoráveis ao Vasco. Estamos pecando, perdendo algumas partidas, e não podemos falar que é azar. Estamos perdendo e os concorrentes também – explicou o novo titular.

Enquanto conta com a sorte, o Vasco não pode esquecer de rever os conceitos em relação aos próximos adversários. O retrospecto contra os mesmos times no primeiro turno não foi nada animador. Nas nove partidas, foram seis derrotas – contra Flamengo, Atlético Paranaense, Santos, São Paulo, Coritiba e Vitória –, dois empates – diante de Goiás e Fluminense –, e apenas uma vitória, contra o Atlético Mineiro.

O técnico Renato Gaúcho sabe que a missão é difícil e joga limpo na hora de admitir que o dever-de-casa do Vasco nas próximas nove rodadas vai além das vitórias. O treinador está de olho bem aberto nos resultados do Brasileiro.

– Fazemos o que os outros também fazem. Eles não estão secando? Nós estamos secando os outros. É aquilo que eu sempre falo, não adianta os outros tropeçarem e o Vasco tropeçar também – alertou.

O clássico contra o Flamengo, no próximo domingo, será a primeira rodada do novo campeonato que o Vasco inicia. Em jogo, não há troféu, apenas o direito de permanecer na Série A.

Fonte: Lancenet!
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,33%)
Empates 17 (28,33%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 76 (49,03%)
Sofrido 79 (50,97%)
Total 155
Saldo -3
Cartões
Amarelos 152 (92,12%)
Vermelhos 13 (7,88%)
Total 165