Setembro marca a chegada da primavera e, com ela, o calor e o sol. Para o Vasco, o mês pode significar sentir de perto novamente o brilho da elite nacional. Depois de empatar com o Atlético-GO, a equipe vai disputar quatro dos próximos cinco jogos no Rio de Janeiro. Caso emplaque uma sequência de vitórias, a equipe ficará com um pé na Série A de 2010.
Segundo as contas da delegação cruzmaltina, a equipe precisa de 64 pontos para se garantir entre os quatro primeiros da classificação. Atualmente, o time está com 43. Caso vença os quatro jogos em casa, o time chegará aos 55. Em caso de triunfo também fora do Rio de Janeiro, contra o São Caetano, o total subiria para 58. Ou seja, faltaria muito pouco para o time atingir a pontuação necessária para se classificar.
Confira os próximos jogos do Vasco na Série B:
Data Jogo
11/9 Vasco x Paraná
15/9 São Caetano x Vasco
19/9 Vasco x Guarani
26/9 Caxias x Vasco
29/9 Vasco x Figueirense
03/10 Bragantino x Vasco
10/10 Ponte Preta x Vasco
13/10 Vasco x Vila Nova
20/10 ABC x Vasco
23/10 Vasco x Bahia
As contas vascaínas são compatíveis com o que aconteceu nas últimas edições da Série B do Brasileirão. Em 2008, 63 pontos garantiram o Barueri na Série A. Em 2007, o Vitória se classificou com 59, dois a menos que o América-RN precisou para subir em 2006. Caso as contas estejam corretas, a classificação seria conquistada matematicamente no final de outubro. Provavelmente, na 31ª rodada, no dia 20, contra o ABC, em Natal, ou na 32ª, dia 23, contra o Bahia, no Rio. Para isso, a equipe cruzmaltina precisaria ter um aproveitamento de 70% (atualmente o time tem 65%). No ano passado, o Corinthians garantiu o acesso na 32ª rodada contra o Ceará.
- O planejamento do Vasco é jogo a jogo. O time precisa de 64 ou 65 pontos para retornar à Série A. A intenção é subir. Não importa em que jogo – disse Rodrigo Caetano, diretor executivo do futebol cruzmaltino.
Se o mês for tão bom quanto os torcedores vascaínos esperam, a volta à Série A estará bem encaminhada e a contagem regressiva será inevitável. Mas os jogadores sabem que o simples acesso não será suficiente para a torcida, que espera conquistar o título para encerrar de vez o longo inverno cruzmaltino na Série B.